quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MODELO II - RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO (EDUCAÇÃO INFANTIL)

                                               Resultado de imagem para peppa pig


De acordo com o planejamento anual do CEI, que tem como as áreas do conhecimento as múltiplas linguagens e a arte de conhecer, brincar e ouvir histórias, através das diferentes culturas, priorizamos neste semestre o trabalho com  os eixos temáticos de autonomia e identidade, o cuidar de si e do outro, o brincar e imaginar, a expressividade da linguagem corporal e verbal e o aprimoramento do conhecimento matemático e cultural à fim de valorizar o respeito às diferenças étnico-raciais.
            (CRIANÇA) teve uma adaptação muito tranquila no CEI, pois já frequenta esta instituição desde o berçário. Ao chegar todas as manhãs, guarda seus pertences e vai brincar com os amigos, geralmente com algum brinquedo que trouxe de casa, quase sempre um carrinho. É uma criança muito comunicativa, esperta e bem carinhosa com as professoras. Demonstra bastante interesse pela descoberta de letras e escrita das palavras. Reconhece o próprio nome e o dos amigos e já consegue escrever seu nome. Consegue também contar alguns objetos e/ou pessoas, estabelecendo relação número x quantidade (desde que em pequenas quantidades, até 5). Reconhece algumas letras, números e cores. Gosta muito de atividades de desenho e pintura, seja com lápis, giz de cera, canetinhas ou tintas. Ao pintar um desenho, o faz com muito capricho e escolhe cuidadosamente as cores que irá utilizar. Na hora das refeições, geralmente come só arroz com um pouquinho de caldo (ou de carne ou de feijão). Toma bastante líquido e come a maioria das frutas que são servidas. No parque gosta de brincar com pneus, arrastando-os de um lado para o outro, de jogar bola, correr livremente, com o carrinho de mão, cheio de areia. Às vezes ajuda a guardar brinquedos e organizar a sala espontaneamente, outras vezes é preciso insistir um pouco para que ajude. Gosta sempre de ser o primeiro da fila e de segurar na mão da professora nos momentos em que se faz necessário este tipo de organização para deixar a sala ou outro ambiente. Aprecia muito os momentos de ouvir histórias e manusear livros, inclusive algumas vezes traz livros de casa para “ler” na escola junto com os amigos. No início do ano não gostava de emprestar seu livro para os demais, agora já empresta mais facilmente. Ao folhear um livro, o faz com muito cuidado, atentando-se às ilustrações de cada página. Nas rodas de música, ora canta, ora fica ouvindo os amigos cantarem. Gosta muito de músicas e histórias em que o Lobo Mau esteja presente. Às vezes demonstra um pouco de dificuldade em dividir brinquedos e objetos, fazendo-o com o convencimento das professoras. Ao ser contrariado, precisa de um tempo sozinho para se acalmar, mas ultimamente tem conseguido lidar melhor com as frustrações. Aconselhamos a família a continuar incentivando o gosto pela leitura, lendo histórias para  (CRIANÇA)  sempre que possível e levá-lo para visitar bibliotecas públicas, parques, cinemas e museus, ampliando seu universo cultural.

Autoria: Priscila A.







Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom! Gostei será um bom norteador, pois estou começando a elaborar os das minhas crianças, obrigada beijos.