ETAPAS CONTEMPLADAS NA ROTINA PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL – PERÍODO PARCIAL
ACOLHIMENTO – Recepção das crianças, contato com os familiares.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS – Estas atividades permitem que as crianças escolham o que desejam fazer. É um momento adequado para interações e observações significativas do professor junto às crianças podendo intervir e acompanhar o que elas fazem. Acontecem na primeira meia hora do período letivo. São três propostas simultâneas de atividades; jogos de construção, atividades de artes (desenho, colagem, recorte, etc), leitura de livros e revistas.
RODA INTERATIVA – Trabalho coletivo planejado a partir de um conteúdo curricular previsto nos projetos, geralmente antecedido por uma verificação coletiva de crianças ausentes, marcação da data, construção da rotina e finalizada com avisos e explicações sobre a atividade seguinte.
ATIVIDADE – Geralmente pelo adulto e proposta para todo o grupo. São atividades importantes para se trabalhar atenção, concentração e a capacidade das crianças de atenderem a propostas feitas coletivamente ou individuais, podendo realizar em diferentes locais, dentro e fora da instituição.
HIGIENE PESSOAL – Lavar as mãos com independência, vestir-se e despir-se, usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo.
LANCHE – Momento essencial para o saudável desenvolvimento da criança, além de fazer parte do processo educativo. Durante as refeições, a criança tem a oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir muitos conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver sua autonomia
RECREIO – Acontece na área externa, por trinta minutos. Momento em que ocorrem jogos espontâneos ou propostos pelo professor.
HORA DA HISTÓRIA – Todos os dias são contadas ou lidas histórias de tradição oral ou da literatura infanto-juvenil.
ATIVIDADES DE EXPRESSÃO:
1)ARTÍSTICA – Neste momento as crianças são estimuladas a imaginar, isto é, povoar sua mente de idéias para se expressarem livremente. Ao modelar, desenhar ou pintar, a criança representa o que consegue perceber da realidade em que vive.
2)CORPORAL – São sugeridas atividades físicas amplas ou específicas, na qual as crianças possam correr, subir, jogar, realizar jogos de regras, utilizar brinquedos do parque, etc.
3)MUSICAL – Esta atividade contribui para a formação, desenvolvimento e equilíbrio da personalidade da criança. É oferecido a ela um repertório variado (cantigas populares, cantigas de roda, músicas clássicas, etc) e inclusive são incentivadas a criação de letras de canção e a utilização de instrumentos musicais.
OBS.: Estas atividades deverão ser contempladas em dias diferenciados.
JOGOS DE MESA – Neste momento são utilizados os jogos de: quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, loto leitura, etc. Pelo seu caráter coletivo, os jogos permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de trocas e se acostumem a lidar com regras, conscientizando-as que podem ganhar ou perder.
AVALIAÇÃO DO DIA – Trabalho orientado para que a criança perceba a seqüência lógica das atividades, bem como para que o professor proceda com a auto-avaliação.
SAÍDA
OBS.: Este é um exemplo de rotina, sendo que haverá ajustes que devem ser feitos para atender as especificidades de cada grupo e a seqüenciação dos trabalhos.
*Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário