quinta-feira, 5 de abril de 2012

OS CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NO 1º ANO


Os momentos destinados aos cantos de atividades diversificadas devem ser permanentes na rotina, pois se trata de situação em que o professor propõe a seus alunos diversos espaços de brincadeira, dentro ou fora da sala de aula, nos quais os alunos são convidados a explorá-los.
Os cantos são baseados em três princípios de aprendizagem - a interação, a autonomia e o movimento. Esses três princípios devem ser motivo de constante reflexão dos professores no momento do planejamento das atividades a serem ali realizadas, devem possibilitar:

* Situações de brincadeiras e jogos nas quais se podem escolher parceiros, materiais, brinquedos etc.;
* A participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço;
* A valorização do diálogo para resolver os conflitos e por último a valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.

Os cantos de atividades diversificadas e a interação
A interação entre as crianças permite que sejam trabalhados conteúdos de natureza procedimental e atitudinal, dos quais as crianças se apropriam gradativamente. São esses os momentos em que aparecem as negociações, as discussões no grupo, as tomadas de decisões individuais e coletivas, o respeito pelas decisões, além dos papéis que as crianças assumem durante a brincadeira.


Os cantos e a autonomia
Com as atividades simbólicas realizadas nos cantos, os alunos poderão conquistar a autonomia paulatinamente, mesmo que inicialmente, ela esteja restrita e limitada ao pequeno grupo e as pessoas mais próximas. Aos 6 anos as crianças iniciam o processo pelo qual é possível julgar e decidir levando em conta os atos imediatos presentes na brincadeira e optar por atitudes com base em intencionalidades presentes no jogo de representar papéis, uma vez que as regras foram criadas e obedecidas pelo próprio grupo.
A rotina (delimitação de espaço e tempo nas atividades) da classe compartilhada com os alunos reforça a autonomia, a estabilidade e a iniciativa, principalmente quando a eles é dada a oportunidade de argumentar, pensar, discutir, obter êxito em pequenos empreendimentos, fortalecer e legitimar as regras estabelecidas com eles. Cada criança tem seu tempo para desenvolver a autonomia, porém cabe ao professor ajudar seus alunos nesse desenvolvimento.


Os cantos e o movimento
O movimento deve estar presente nessas atividades de cantos. É importante também que se promovam situações em que as crianças possam estar em contato com diferentes materiais, a fim de explorá-los, como por exemplo: canto do salão de cabeleireiro, canto do mercadinho, canto de arte, entre outros. O importante é que a sala seja organizada para essa finalidade, pois muitas vezes o que se vê nas atividades de cantos são crianças trabalhando em grupos sentados em cadeiras e dispostos em suas mesas. Nota-se que o professor, nestas ocasiões, não realiza quase nenhuma mudança no layout da sala, não promovendo assim o movimento e a criação de um espaço de investigação e construção de conhecimentos que envolvam diferentes aspectos da vida
sociocultural dos alunos.
A imaginação presente nas brincadeiras de faz de conta permite aos alunos interagirem no mundo dos adultos ordenando-o à sua maneira.
Caberá ao professor observar se todos os seus alunos (ou a grande maioria) já tiveram a experiência de trabalhar com os cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil. Sabemos que muitos professores receberão alunos que, em sua maioria, não frequentou a Educação Infantil, sendo necessário que eles contextualizem em roda de conversa, a importância dos cantos e como a atividade será realizada. Nesse momento o professor verifica se há cooperação entre os participantes, respeito às regras, se existem desafios nas tomadas de decisões e solução dos impasses. Há ainda a possibilidade de planejamento de mesas com desafios de problemas que envolvam números, classificação de objetos, agrupamentos de diferentes naturezas, entre outras.

Nenhum comentário: