Os momentos destinados aos cantos de atividades diversificadas devem ser permanentes na rotina, pois se trata de situação em que o professor propõe a seus alunos diversos espaços de brincadeira, dentro ou fora da sala de aula, nos quais os alunos são convidados a explorá-los.
Os cantos são baseados em três princípios de aprendizagem - a interação, a autonomia e o movimento. Esses três princípios devem ser motivo de constante reflexão dos professores no momento do planejamento das atividades a serem ali realizadas, devem possibilitar:
* Situações de brincadeiras e jogos nas quais se podem escolher parceiros, materiais, brinquedos etc.;
* A participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço;
* A valorização do diálogo para resolver os conflitos e por último a valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Os cantos de atividades diversificadas e a interação
A interação entre as crianças permite que sejam trabalhados conteúdos de natureza procedimental e atitudinal, dos quais as crianças se apropriam gradativamente. São esses os momentos em que aparecem as negociações, as discussões no grupo, as tomadas de decisões individuais e coletivas, o respeito pelas decisões, além dos papéis que as crianças assumem durante a brincadeira.
Os cantos e a autonomia
Com as atividades simbólicas realizadas nos cantos, os alunos poderão conquistar a autonomia paulatinamente, mesmo que inicialmente, ela esteja restrita e limitada ao pequeno grupo e as pessoas mais próximas. Aos 6 anos as crianças iniciam o processo pelo qual é possível julgar e decidir levando em conta os atos imediatos presentes na brincadeira e optar por atitudes com base em intencionalidades presentes no jogo de representar papéis, uma vez que as regras foram criadas e obedecidas pelo próprio grupo.
A rotina (delimitação de espaço e tempo nas atividades) da classe compartilhada com os alunos reforça a autonomia, a estabilidade e a iniciativa, principalmente quando a eles é dada a oportunidade de argumentar, pensar, discutir, obter êxito em pequenos empreendimentos, fortalecer e legitimar as regras estabelecidas com eles. Cada criança tem seu tempo para desenvolver a autonomia, porém cabe ao professor ajudar seus alunos nesse desenvolvimento.
Os cantos e o movimento
O movimento deve estar presente nessas atividades de cantos. É importante também que se promovam situações em que as crianças possam estar em contato com diferentes materiais, a fim de explorá-los, como por exemplo: canto do salão de cabeleireiro, canto do mercadinho, canto de arte, entre outros. O importante é que a sala seja organizada para essa finalidade, pois muitas vezes o que se vê nas atividades de cantos são crianças trabalhando em grupos sentados em cadeiras e dispostos em suas mesas. Nota-se que o professor, nestas ocasiões, não realiza quase nenhuma mudança no layout da sala, não promovendo assim o movimento e a criação de um espaço de investigação e construção de conhecimentos que envolvam diferentes aspectos da vida
sociocultural dos alunos.
A imaginação presente nas brincadeiras de faz de conta permite aos alunos interagirem no mundo dos adultos ordenando-o à sua maneira.
Caberá ao professor observar se todos os seus alunos (ou a grande maioria) já tiveram a experiência de trabalhar com os cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil. Sabemos que muitos professores receberão alunos que, em sua maioria, não frequentou a Educação Infantil, sendo necessário que eles contextualizem em roda de conversa, a importância dos cantos e como a atividade será realizada. Nesse momento o professor verifica se há cooperação entre os participantes, respeito às regras, se existem desafios nas tomadas de decisões e solução dos impasses. Há ainda a possibilidade de planejamento de mesas com desafios de problemas que envolvam números, classificação de objetos, agrupamentos de diferentes naturezas, entre outras.
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