quinta-feira, 25 de julho de 2013

BIBLIOTECA COMO AGENTE CULTURAL

Célia Nascimento

Acreditamos que a biblioteca seja um local privilegiado para a discussão e fomentação cultural da escola. Raramente encontramos nas escolas departamentos culturais organizados como tais, e as bibliotecas conseguem suprir essa lacuna de maneira bastante eficaz. Tendo em seu acervo inúmeros materiais e recursos à sua disposição, a biblioteca ou sala de leitura pode tornar-se local de referência para as atividades culturais da escola e ponte para as atividades culturais da cidade.
Seja realizando tarefas simples, como manter um painel de informações dos eventos culturais publicados em jornais e revistas, seja sendo o agente responsável pela realização de eventos na escola, a biblioteca pode responsabilizar-se por auxiliar a levar cultura e entretenimento aos alunos, pais e educadores. Falamos em auxiliar, pois essa é uma tarefa que  compete a outras instâncias também.
Acreditamos também que atividades culturais sejam imprescindíveis na escola: música, teatro, literatura, cinema fazem parte de um universo que deve ser apresentado aos alunos. Abrir as portas da biblioteca para outras atividades, mostrando um território fértil depossibilidades, enriquece o próprio espaço e fortalece vínculos com a comunidade escolar. 
Pela própria natureza de sua atividade, a biblioteca tem a chance de conhecer todos osprojetos que estão em curso nas salas de aula e atuar fortemente como agente cultural, criando situações de potencialização dos conteúdos.
O rol de atividades que a biblioteca pode fazer é grande e os responsáveis pelas atividades devem buscar seus melhores caminhos. Convidar escritores e ilustradores para o lançamento de livros ou bate-papo com os alunos, promover sessões de cinema, exposições de arte, audição de música, buscar espetáculos de teatro, exposições em museus e outros locais são alguns exemplos. Esses eventos podem estar diretamente relacionados com projetos em sala de aula ou não-aula.
Muitas vezes, acontece de a cidade estar promovendo algum tipo de atividade cultural completamente relacionada com algum projeto. Assim, não se deve perder a oportunidade de fazer uma nova leitura ou complementar informações dos conteúdos estudados auxiliados pela atividade cultural. Em São Paulo, por exemplo, temos museus temáticos que são constantemente visitados por estarem em sintonia com muitos projetos, como o Museu da Imigração, o Museu Paulista, o Museu de Anatomia e o Museu do Folclore, entre outros. Às vezes "o planeta confabula a favor" e acontecem felizes coincidências, como o caso de nossas as séries acabarem de ler o conto A Ilha Desconhecida, de Saramago, e um grupo teatral montar um  espetáculo justamente calcado nesse conto! É preciso ficar de olho no que está acontecendo para não perder oportunidades desse tipo.
Não se pode esquecer do papel fundamental da parceria. Educadores e bibliotecários, ou responsáveis por sala de leitura, podem pensar juntos atividades que venham enriquecer o cotidiano da sala de aula. Evidentemente que eventos que não estejam relacionados com conteúdos são muito bem-vindos, afinal o que se pretende é a inserção dos alunos a um leque  variado de opções que os auxilie a ler melhor o mundo que os cerca.


Nenhum comentário: