terça-feira, 9 de julho de 2013

DICA LITERÁRIA: OS TRÊS PORQUINHOS - VERSÕES

Qual criança não se encanta com a história dos Três Porquinhos? Esta história vem fascinando adultos e crianças por gerações. Veja abaixo uma seleção com algumas versões e também a versão original, com algumas "surpresas" para os leitores:

Os Três Porquinhos

Autor: Hahn, Cyril
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 5-8 Anos
Agora é a vez do lobo mau, que cansou de se dar mal! Nesta versão do conto dos três porquinhos, a brincadeira é nova: a cada página virada, dobraduras-surpresa saltam para fora do livro.

Os Três Porquinhos - Col. Para Ler e Tocar

Autor: Guibbaud, Christian
Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 3-5 Anos
Era uma vez três porquinhos que construíram cada um a sua casinha. Mas lá na floresta, escondido na sombra, havia um lobo mau que estava de olho em tudo! Aqui, as crianças interagem com a história sentindo o material da casa de cada um dos porquinhos e podem até jogar o lobo no caldeirão de água fervendo.


A Verdadeira História dos Três Porquinhos !
Autor: Scieszka, Jon
Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos
Será que a história dos três porquinhos ocorreu daquele jeito mesmo? Dando a palavra ao lobo, que naturalmente narra os acontecimentos do seu ponto de vista, Jon Scieszka consegue reforçar a "veracidade" da história original, contar uma história nova e engraçada e dar às crianças a chance de demonstrar que compreendem muito bem as coisas.

Os Três Porquinhos de Porcelana

Autor: Freitas, Tino
Editora: Melhoramentos
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 5-8 Anos
Coelha trabalhou a vida toda e criou três filhas. Seu sonho era se aposentar, construir uma casa para cada uma e então viajar pelo mundo. Para realizá-lo, juntou trezentas moedas de ouro e as escondeu no topo de uma montanha. Para sua tristeza, Lô Bomau, o único habitante malquisto da região, descobriu seu esconderijo e lhe roubou todas as moedas.

Os Três Porquinhos Pobres - Col. Erico Verissimo

Autor: Verissimo, Erico
Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos
Os porquinhos Sabugo, Salsicha e Lingüiçinha dividem o mesmo chiqueiro no quintal de uma casa pobre. Com medo de ir parar no forno, resolvem fugir e vão parar na cidade, onde assistem um filme de Walt Disney. Inspirados pelos heróis do cinema, decidem viver grandes aventuras, acabam se metendo numa enrascada! Veja como eles saem dessa!

Nenhum comentário: