terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROJETO - ENCARTE INFORMATIVO: COMO VIVEM OS FILHOTES?

Objetivos:
- Buscar, selecionar e ler informações (tanto quando o professor lê em voz alta, quanto quando as crianças lêem por si mesmas)
- Registrar e comunicar o que se entendeu (em quadros, esquemas, desenhos ou pequenos textos)
- Organizar os novos conhecimentos em um encarte informativo
- Estabelecer relações entre os diferentes animais pesquisados (semelhanças e diferenças)
- Saber mais sobre o período que vai do nascimento até a vida adulta de animais mamíferos de diferentes lugares do mundo

Conteúdos:
- Leitura como fonte de informação
- Procedimentos de pesquisa: trabalho em grupo, seleção e organização de informações, registro de conclusões
- Expansão dos conhecimentos iniciais das crianças acerca de uma fase importante do ciclo de vida dos animais: a sua vida enquanto filhotes


Ano: CEI (de 0 a 3 anos de idade), Educação Infantil (de 4 a 6 anos de idade) e Ensino Fundamental (1º e 2º anos)

Tempo estimado: de 2 a 3 meses de trabalho

Material necessário: livros sobre animais, enciclopédias, revistas que tratem do tema e, quando possível, vídeos e DVDs sobre o assunto


Desenvolvimento:

Primeira etapa: apresentação do projeto
Selecione algum material interessante sobre filhotes, pode ser uma imagem de uma família de macacos ou um texto informativo sobre como as leoas cuidam de seus bebês, por exemplo. Explore o assunto com as crianças: como vivem os filhotes de mamíferos, como são cuidados pelos pais e como aprendem a sobreviver no seu habitat natural. Após levantar os conhecimentos prévios que elas têm sobre o assunto, registre em um cartaz: “O que já sabemos sobre os filhotes”. Faça questionamentos que os ajudem a identificar quais animais se interessam em estudar, como: “como será que as mães desses animais cuidam dos filhotes?”, “o que será que elas trazem para eles comerem?”, “será que eles – os filhotes – já sabem se defender de outros animais?”, “até que idade eles vivem com seus pais?”, “será que eles demoram a andar como os bebês humanos?” etc. Liste os filhotes de animais que serão estudados pela turma (uma sugestão é um animal para cada quatro crianças), o que a turma quer saber sobre eles, num cartaz: “O que queremos saber sobre os filhotes”.
Depois dessa primeira conversa, compartilhe que irão elaborar um encarte informativo, produzido por toda a turma, sobre os filhotes que eles estudarem, levantando com eles alguns possíveis destinatários: biblioteca da escola, outra turma, outra escola ou instituição etc.


Segunda etapa: o professor lê textos informativos para seus alunos
Selecione algum material que aborde informações de interesse das crianças, por exemplo, como nascem os leões. Explore as imagens, o título e os subtítulos para atrair a atenção das crianças. Leia o material enfatizando com a voz as informações relevantes para a pesquisa. Após a leitura, converse com as crianças sobre o texto lido e pergunta a elas o que é importante anotar, para quando forem escrever o encarte. Por exemplo, se as crianças estiverem investigando como nascem os filhotes selecionados pelo grupo e o material esclareceu que o leão é um mamífero e nasce da barriga da fêmea, registrem no cartaz esta informação.
* Esta é uma etapa fundamental do trabalho e deve se repetir no decorrer da pesquisa e sempre que restarem questões fundamentais do estudo a serem respondidas.


Terceira etapa: a turma assiste a documentários informativos sobre os filhotes
Se o documentário mostra, por exemplo, as leoas amamentando seus filhotes, antes de mostrá-lo às crianças, retome as dúvidas levantadas por elas e antecipe que o documentário poderá esclarecê-la. Depois do vídeo, proponha que comentem sobre o que mais lhes chamou a atenção e quais informações pertinentes ao estudo foram apresentadas pelo documentário. Com a colaboração da turma, registrem o que considerarem importante para a pesquisa.


Quarta etapa: os alunos leem textos informativos
Entregue para cada dupla ou trio um livro sobre determinado animal que a sala está estudando e diga que tipo de informação eles vão encontrar ali, por exemplo, “Nesse livro está escrito como a leão ensina seus filhotes a caçar” e peça que eles procurem a informação e registrem o que aprenderam. Circule entre as crianças, fazendo intervenções que ajudem nessa tarefa (por exemplo: “Como podemos encontrar leão no índice?”, “As fotos ajudam?”, “Como saber onde está escrito sobre como os pequenos leões aprendem a caçar... que pistas podemos ter de que o texto está falando desse assunto?”. Quando as crianças localizarem as informações necessárias, conversem sobre o que descobriram e registrem o que acham importante.


Quinta etapa: escrita coletiva de texto informativo
Você atuará como escriba das crianças, registrando o texto elaborado por elas. Com a retomada das anotações coletivas, a turma planeja, junto com o professor, como podem escrever um texto sobre o que aprenderam sobre os filhotes (o que deve vir primeiro, e depois... fazendo um esquema do que será escrito). Feito isso, a classe dita ao professor o texto, verificando, ao longo de sua elaboração, se está de acordo com o planejamento que fizeram e revisando no final.


Sexta etapa: edição do livro
Nesta etapa, as crianças, com seu apoio, fazem a organização final do encarte informativo. Definem onde irão posicionar cada informação e se ela irá acompanhada de imagens colhidas durante a pesquisa e/ou ilustrações realizadas pelas crianças.


Fontes de pesquisa indicadas:
“Animais simpáticos, comportamentos estranhos” – ABCPRESS
“O mundo fascinante dos animais” – Ed Girassol (com os seguintes volumes: Felinos, Macacos, Animais marinhos)
“100 animais ameaçados de extinção no Brasil” – Ediouro 146
“Atlas Animais do Mundo” – Ed Girassol
“Enciclopédia de curiosidades sobre os animais” – Ed Girassol
“Animais da Amazônia” – Sueli Furlan e Sylvia Sonksen – Horizonte Geográfico
“Meu primeiro Larousse dos animais”
“Meu primeiro Larousse de Ciências”
* Vídeo sobre leões marinhos:
http://www.discoverybrasil.com/_interactive/videos/8/index.shtml

* fonte: Projeto Entorno, Fundação Victor Civita e PMSP, 2010 (também disponível em:
http://www.fvc.org.br/pdf/projeto-entorno.pdf )

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