quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TEXTO PARA ESTUDO - LEITURA E INTERCÂMBIO ENTRE LEITORES


Leitura e intercâmbio entre leitores


Incluem-se aqui várias situações de exploração, leitura e intercâmbio de leitores na escola e entre as famílias. O propósito é gerar encontros pessoais e compartilhados com uma diversidade de textos literários e informativos. A partir dessas situações, os alunos têm oportunidade para desenvolver diferentes práticas de leitor, por exemplo, decidir o que ler e com quem, solicitar os materiais referindo-se a eles de maneira cada vez mais precisa, compartilhar os efeitos que uma obra produz, recomendar textos lidos a outros leitores, especializar-se na obra de um autor.


Exploração, escolha de obras e intercâmbio com pares e adultos
Propiciar diferentes momentos de encontro com os livros dá oportunidade para que os alunos atuem como leitores. As crianças selecionam livros que desejam ler atendendo a diversos critérios – por exemplo, seguir a obra de um autor, ler sobre um tema de interesse, preferir uma coleção ou série por suas ilustrações – e comentam essa experiência com seus colegas.
O professor pode organizar uma mesa de livros dispondo uma quantidade de materiais mais ou menos equivalente ao número de alunos presentes. Informa dados de algumas obras oferecidas, tais como autor, título, editora, coleção; propicia a leitura individual e logo em duplas a fim de que tenham a oportunidade de compartilhar com outros as obras lidas e enriquecer suas interpretações; organiza intercâmbios coletivos para que os alunos comentem suas experiências com os livros.


Leitura de um conto e abertura de um espaço de intercâmbio
Ler uma obra e abrir um espaço de intercâmbio com o grupo possibilita a entrada no mundo criado pelos textos e o intercâmbio de impactos e reflexões com outros leitores. O propósito didático é formar os alunos como leitores de literatura, colocando em jogo práticas que favorecem a construção de sentidos cada vez mais elaborados e a produção de opiniões cada vez mais fundamentadas acerca das obras. O professor lê em voz alta e todos comentam o efeito que a obra produziu, fazem perguntas e observações que permitem voltar a ler fragmentos para reiterar as interpretações, solicitam a releitura de partes para reviver cenas ou simplesmente para apreciar ou deleitar-se com a maneira como estão escritas.
Entre as condições didáticas que favorecem o desenvolvimento desta situação podem-se mencionar: a geração de um clima propício para a leitura do conto em voz alta, a disposição das crianças para a escuta, a leitura do conto completo sem pular parágrafos ou substituir palavras e a possibilidade – tanto das crianças quanto do professor – de pôr em uso as práticas acima mencionadas.


Leitura de textos informativos
Além de materiais literários, o professor pode ler e comentar com as crianças textos informativos, tais como artigos de divulgação científica ou notas de enciclopédia com o propósito de saber mais sobre um tema.
Em alguns momentos, seleciona textos “difíceis” no sentido de que colocam desafios para seus alunos; textos que oferecem oportunidades de discutir seu significado ao confrontar interpretações ao reler alguns dos fragmentos. São textos que costumam requerer alguns conhecimentos sobre o tema que tratam e desenvolver certas estratégias de leitura como, por exemplo, estabelecer relações entre as diversas partes do texto e considerar pistas linguísticas que funcionam como ponto de apoio para elaborar hipóteses.
Para começar, o professor realiza uma leitura global enquanto mostra as ilustrações.
Também pode realizar uma leitura detendo-se em algumas passagens para dar explicações, fazer comentários ou exemplificar apontando outros dados, voltar atrás na leitura para recuperar uma expressão que serve para compreender melhor o texto, favorecer que as crianças façam perguntas e formulem respostas. Mostra-se como um leitor experiente que adapta a maneira de ler ao texto, aos propósitos que guiam a leitura e à audiência.
Finalizada a leitura, o professor escolhe um ou vários temas para discutir a respeito do texto. Durante o intercâmbio, apresenta dados sobre o tema, ajuda a estabelecer relações entre o que as crianças já sabem e os novos conteúdos que o texto traz, favorece que descubram as marcas que emprega o autor (tempos verbais, sinais de pontuação, conectivos) para que o leitor reconstrua as idéias do texto, amplia as informações por meio da consulta de outras fontes.


Produção de recomendações
O intercâmbio entre leitores vai além das portas da sala de aula. Com esse objetivo, tanto na escola como na pré-escola se habilitam espaços formais para comentários e recomendações bibliográficas.
Estes intercâmbios entre colegas se realizam de forma escrita e oral. Os professores podem destinar um determinado tempo do dia para que seus grupos se encontrem e conversem a respeito dos livros que conhecem. Ao mesmo tempo em que estes encontros acontecem é importante planificar situações específicas para que as crianças produzam recomendações
escritas, seja ditando-as ao adulto ou por si mesmas. Para poder escrevê-las é necessário que relembrem a obra selecionada e releiam alguns fragmentos que consideram particularmente interessantes, seja pela forma como foram escritos, pelas imagens que suscitam, porque há um interesse em citá-los ou porque apresentam alguma dúvida. Estas recomendações publicam-se na escola para que todos possam consultá-las – por exemplo, em cartazes de propaganda, no jornal ou no mural – e/ou circulam fora do âmbito escolar.Circulação de sacolas viajantes
O intercâmbio entre leitores passa também pelo ambiente familiar. Trata-se de estimular espaços compartilhados de leitura, convidando as famílias a participar da circulação de alguns materiais da biblioteca.
As sacolas viajantes podem conter materiais de leitura variados destinados a crianças e material específico para adultos (contos, romances, textos informativos, poesias, histórias em quadrinhos, etc.). Incluem um caderno para que os alunos possam escrever sobre a experiência compartilhada e as famílias registrar comentários a respeito das leituras e sugestões de outros materiais a serem incluídos.

* págs. 17 - 22 do livro "A Leitura na Alfabetização Inicial, Situações Didáticas no Jardim e na Escola", de Mirta Castedo e Claudia Molinari, Dirección General de Cultura Y Educación, Província de Buenos Aires.

** fonte: Projeto Entorno, Fundação Victor Civita e PMSP (disponível também em: http://www.fvc.org.br/pdf/projeto-entorno.pdf)

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