domingo, 29 de janeiro de 2012

SUGESTÕES - ATIVIDADES COM MÚSICAS


* Atirei o Pau no Gato
As crianças sentam-se em roda, cada uma recebendo uma clava (ou qualquer outro material). O
orientador pede ao grupo para criar sons diferentes com a clava. Aproveitando as criações mais originais, monta-se uma seqüência rítmica. Depois de montada e fixada a seqüência, é cantada a música: Atirei o Pau no Gato, onde o ritmo trabalhado anteriormente deve ser encaixado.


* Escravos de Jó
Depois de formar três grupos, cada criança recebe meia folha de jornal. Cada grupo deverá fazer a mesma movimentação pedida da música Escravos de Jó, porém cada grupo jogará com o jornal de forma diferente. O primeiro grupo deverá jogar com o jornal aberto, passando-o arrastando, o segundo com o jornal amassado e o terceiro com o jornal aberto , passando - o abanando . Pode-se formar ao final um cânone (cada grupo inicia a música e a movimentação em momentos diferentes).


* O Trem de Ferro
Os alunos colocam-se em fila única, mão direita para trás e mão esquerda para frente, segurando a mão do colega, formando, assim, um trem. Ao som da música O Trem de Ferro, o trem passeia pela sala. Quando é chegada a segunda estrofe, os dois primeiros componentes do trem soltam as mãos e formam um túnel. Depois de passar o trem, as duas crianças que formaram o túnel passam a ser os últimos do trem. Uma variação pode ser feita de acordo com o andamento da música. Se o andamento da segunda estrofe for mais lento, o túnel será formado com os dois primeiros, porém o trem deverá passar de marcha a ré.


* Marcha Soldado
É formada uma fila, onde o primeiro guia os demais, acompanhando o ritmo da música Marcha Soldado. Ao final da música, a fila pára. Quem estava guiando deve se encaminhar para o final da
fila, enquanto o segundo cria um gesto rítmico seguido pelos demais. Essa marcação possibilita deslocamento rítmico do guia até o final da fila. A atividade reinicia com a música e com o novo guia.






2 comentários:

Ana Márcia disse...

Adorei o seu blog. Faça uma visitinha no meu blog criandoealfabetizando.blogspot.com

coloquei seu link lá porque adorei seu blog você está de parabéns!

Sala de Atividades disse...

Adorei o seu trabalho. Sou pedagoga e professora da rede municipal. Acabo de fazer um site com atividades de português. Venha conhecer e deixe seu comentário.
www.saladeatividades.com.br