domingo, 27 de junho de 2010

DICA DE LIVRO

Acho que vocês perceberam que minhas últimas postagens no blog têm sido voltadas para atividades e/ou textos de Matemática.
Isso se deve ao fato de eu estar mais próxima este ano da área, pois estou trabalhando com formação de professores em Didática da Matemática. Confesso que a cada dia tenho me apaixonado mais por esta Ciência e sua perfeição!
Segue abaixo a dica de um livro maravilhoso para se trabalhar com Resolução de Problemas na Educação Infantil e também nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Espero que gostem da dica!
Matemática de 0 a 6: Resolução de Problemas
SMOLE, Kátia Stocco
DINIZ, Maria Ignez
CÂNDIDO, Patricia
Ed. ARTMED

SINOPSE:

A proposta central desta coleção é organizar uma série de atividades para a Educação Infantil que incentive a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também àquelas relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.

As autoras proporcionam uma discussão clara e estimulante sobre o conteúdo e a forma de ensinar matemática para crianças de até seis anos. A perspectiva metodológica utilizada é a resolução de problemas e o grande diferencial é a proposta de estimular o desenvolvimento não só das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, mas também as competências espaciais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.

3 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Adorei a dica! Já está na minha lista de compras para este mês, pois acho muito importante trabalhar com a matemática desta maneira, induzindo as crianças a resolverem problemas, a buscarem a resoluções, assim o aprendizado da matemática fica muito mais fácil e prazeroso!

Abraços!

Zezinha Lins disse...

Oi!!! Que saudade!!! Vim ver as novidades e encontrei coisas maravilhosas. Bjos!!! Te aguardo!!!

Brasil Desnudo disse...

Muito boa essa sua iniciativa e, seu blog de extrema importância para muitos..
Que bom podermos ter obtido esse espaço, assim colocamos mais cultura e informações a merce de muitos...
Meus parabéns.

MARCIO RJ