terça-feira, 15 de junho de 2010

JOGOS COM CALCULADORA II


Alvo



*Dê aos alunos um intervalo como alvo – por exemplo, 2000 – 2100 e um valor de partida, digamos 36.
*Nas duplas, cada aluno deve colocar 36 em sua calculadora e tentar multiplicar esse número por outro de modo que o resultado da multiplicação esteja dentro do intervalo.






Quatro passos para zero


*Escolha um número de 4 algarismos para os alunos colocarem nas calculadoras.
*A tarefa deles é reduzir esse número a zero em apenas quatro passos.
*Eles podem usar todas as quatros operações ( + , - , x , : ) e número de dois algarismos.


Exemplo: 6724
6724 – 24 = 6700
6700 : 67 = 100
100 : 10 = 10
10 – 10 = 0







Andando para 1


*Escolha um número maior que 40 (por exemplo 46)
* Escolha um número de um algarismo (por exemplo 04) como número chave.
* Usando apenas as teclas (+ , - , x , :) e o número chave, tente reduzir o número escolhido a 1 no menor número de passos possíveis.
* O número chave pode ser pressionado mais que uma vez ou multiplicado por 10, 100 para compor outros números.
Exemplo: 46
46 + 44 = 90
90 x 4 = 360
360 + 44 = 404
404 + 40 = 444
444 : 444 = 1
( 5 passos )

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