segunda-feira, 14 de junho de 2010

JOGOS COM CALCULADORA


Jogo: Toma lá, dá cá



Instruções e regras do jogo:
1. Cada jogador digita na sua calculadora um número de três dígitos. Não pode haver algarismo repetido.


2.Começa quem ganhar no par ou ímpar.


3.Os jogadores podem pedir números de 1 a 9.


4.O jogador 1 diz, por exemplo: “Eu quero o seu 2”. O jogador 2 diz o número que dará ,considerando a posição do algarismo 2 no número que tem no visor de sua calculadora (por exemplo:”Então,dou 20”).


5.O jogador 1 toma o 2, que no caso vale 20 , deve adicionar 20 ao número que tem no visor da sua calculadora. Já o jogador 2 deve subtrair 20, pois essa foi a quantidade tomada do seu número.


6.Quando é pedido um número que o adversário não tem, quem pede perde 10 pontos.


7.O jogo termina quando um dos jogadores consegue um resultado superior a 9 999.Durante o jogo, pode acontecer de o número passar a ter algarismos repetidos. Se o algarismo for pedido, o jogador é livre para escolher o que for mais conveniente.
[1] Atividade 15: Jogo “toma lá, dá cá” (Guia de Planejamento e Orientações didáticas – 2 série- vol.2 – p. 251)


Jogando com a calculadora


Número de participantes: 2.



Materiais necessários: Calculadora, lápis e papel.



Regra do jogo:
Partindo do número 100, os participantes devem chegar ao zero em apenas quatro jogadas, utilizando somente as operações de adição (+) ou subtração (–).
Ao chegar sua vez, cada participante diminui ou acrescenta um número àquele que está no visor da calculadora, alterando o valor. Além de teclar na calculadora, ele registra no papel o que foi feito.
Na quarta jogada deve-se chegar ao número zero.
Os números que já foram digitados não podem ser repetidos – por isso é fundamental os alunos fazerem o registro dos números utilizados.Se o participante não conseguir chegar ao zero na quarta rodada, ele perde o jogo.



Atividade 18: Brincadeira 1: (Guia de Planejamento e Orientações didáticas – 2 série- vol.1 – p. 203 )

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