sábado, 5 de junho de 2010

ATIVIDADE PARA TRABALHAR SND


Tabela numérica



Bloco de Conteúdo: Matemática


Conteúdo:
Sistema de Numeração Decimal

Objetivos - Identificar números até 100. - Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.


Conteúdos - Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração.

- Leitura e escrita numérica.


Anos 1º ano


Tempo estimado: Em todos os bimestres/trimestres do ano - atividade permanente.


Material necessário • Um cartaz como o modelo acima, que vá até 100, deve ser afixado para servir de "dicionário" e ser consultado.

• Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados.

• Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena).

• As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem.

• Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.


Desenvolvimento

1ª etapa: Proponha ao longo do ano atividades envolvendo ordenação de números escritos de diferentes grandezas. Peça, por exemplo, que os pequenos pesquisem em casa a idade de seus familiares e depois, em sala de aula, ordenem os números coletados na família para determinar quem tem o pai mais velho e o mais novo. Aos alunos que ainda fazem a escrita invertida, mostre a sequência na parede ou na fita métrica, no calendário etc. Apenas corrigir ou fazê-los copiar várias vezes não resolve o problema.

2ª etapa Organize uma série de fotos de uma mesma região, mas de diferentes épocas, e anote no verso a data em que foram tiradas. A turma terá de descobrir qual é a mais antiga e a mais recente.

3ª etapa Outras atividades de ordenação podem ser elencadas. Leve os alunos para dar uma volta e peça que anotem a numeração dos prédios de um trecho da rua. Na classe, proponha que comparem os números, verificando o que muda de um para o outro e se há regularidade.


Avaliação Promova variadas situações em que os pequenos terão que ler, comparar e registrar números.


* fonte: Site Revista Nova Escola

Nenhum comentário: