segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - "O CASO DO BOLINHO"


PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Livro: O caso do bolinho


Antes da leitura:
1. A história que vão ler lembra alguns contos tradicionais, especialmente O corvo e a raposa, de Esopo (sobretudo pelo final, em que o corvo também é enganado por uma raposa aduladora), e Palha, carvão e fava, registrada pelos irmãos Grimm (principalmente porque os protagonistas desse conto também fogem da cozinha, saem pelo mundo e se dão mal). Verifique com os alunos se conhecem um desses contos. Se não, deixe para compará-los depois.

2. A esperteza da raposa é fato indiscutível no reino dos contos tradicionais. Pergunte se algum aluno conhece uma história de raposa, caso contrário, traga uma para lhes contar antes da leitura.


Durante a leitura:
1. Durante a narrativa, a canção cantada pelo bolinho vai se alterando, conforme os fatos. Peça que observem o que muda na canção a cada vez que é entoada.
2. Ao encontrar o bolinho, a lebre e o lobo dizem logo que querem comê-lo, mas a raposa não. Nos dois primeiros encontros é o bolinho que se propõe a cantar; mas com a raposa, é ela quem faz a proposta. Para que percebam essas diferenças, peça que leiam prestando atenção ao que acontece em cada encontro antes da canção.


Depois da leitura:
1. Certifique-se de que todos entenderam a história, pedindo aos alunos que a recontem coletivamente.
2. Retome o que foi pedido durante a leitura, e solicite que expliquem as diferenças de comportamento entre a lebre e o lobo e a esperta raposa.
3. Peça que leiam, em voz alta, coletivamente, as três canções, uma após a outra.
4. As crianças leram a canção, mas ninguém sabe como o bolinho a cantou. Que tal criar uma melodia para ela?
5. Para os que têm mais dificuldade com a leitura, escreva as três canções separadamente, embaralhe-as e peça que as ordenem segundo a seqüência dos acontecimentos.
6. Proponha que imaginem que o bolinho não foi comido pela raposa, mas continuou seu caminho, encontrando outro personagem. Peça que escrevam a canção que o bolinho cantaria para ele.
7. O movimento do bolinho que, ágil, rola de um lado para o outro é sinalizado graficamente por Avelino Guedes. Observando as ilustrações, recupere o percurso feito pelo bolinho.
8. Se não o fez antes, conte ou leia para eles os dois contos tradicionais que essa história faz lembrar. Comparem-nos, apontando semelhanças e diferenças.
9. Promova um “chá com bolinhos” para a classe. Pode ser suco,
em vez de chá, e os bolinhos –– redondinhos, é claro –– podem ser aqueles bolinhos de chuva, preparados por você ou pelas mães que queiram colaborar.
10. Passe para eles a receita do bolinho de chuva e peça que tragam outras receitas de bolinhos.
11. Se for possível, façam bolinhos na cozinha da escola. Nesse caso, os bolinhos de chuva não são recomendados, pois fazer frituras é perigoso. Mas deixar que cada criança faça um bolinho para assar pode ser bem interessante. Deixe que cada um decida a forma do seu bolinho: redondinho, compridinho, em forma de coração, etc.


Um comentário:

Daniela Paschoalin disse...

Oi Priscila, adorei sua visitinha no meu blog! Seja bem vinda muitas e muitas vezes!!! Já passei no seu e já te linkei.Testa que vc vai gostar! =)