INDICAÇÃO: A partir do 2º semestre do 2º ano
OBJETIVOS:
*Pensar quais são os dados imprescindíveis para que um problema seja resolvido.
*Resolver os problemas elaborados, verificando se os dados organizados são coerentes com as perguntas propostas.
PLANEJAMENTO:
*Quando realizar? Ao longo do semestre.
*Como organizar os alunos? Em duplas.
*Quais materiais necessários? Cópias do modelo de atividades para que os alunos possam organizar os dados dos problemas.
*Qual a duração? Cerca de 40 minutos.
ENCAMINHAMENTO:
*Providencie a cópia do modelo de atividade para cada um dos alunos.
*Leia com os alunos os problemas e indique que em todos eles faltam dados.
*Peça que os alunos leiam cada um dos problemas e complete com os dados que a dupla julgar necessário.
*Após escreverem os problemas com todos os dados a dupla deverá resolvê-los.
*Em seguida deverá entregar os problemas reformulados para outra dupla também resolvê-los.
*As novas duplas deverão ler e resolver os problemas verificando a coerência dos dados com as questões que estão propostas.
*Enquanto isso você pode circular pela classe e verificando se as duplas estão conseguindo realizar a tarefa. Anote as dificuldades mais recorrentes e que considere que deva ser discutida com a classe toda.
*Socialize algumas dúvidas para que todos tenham a oportunidade de pensar sobre elas, se houver alguma solução interessante, este também pode ser o momento para que esta informação circule entre os alunos.
*Este tipo de atividade deve ser realizada várias vezes durante o semestre, uma vez que os alunos podem colocar em jogo o conhecimento que tem sobre a estrutura de um problema texto, fazendo-os perceber que certas informações não podem faltar para que um problema assim se constitua.
*FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (SMESP)
Um comentário:
Olá, vim lhe oferecer uma lembrança singela "Arco-Íris aprova seu Blog" em comemoração a um ano de blog, espero q aceite. Passe lá e pegue o código. Bjos
Postar um comentário