segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BICHINHOS DE JARDIM


TEMPO PREVISTO: Aproximadamente dois meses.


OBJETIVO: Conhecer os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de criação e cultivo.


INTERDISCIPLINARIDADES POSSÍVEIS: Linguagem, Matemática e Artes visuais.


ETAPAS PROVÁVEIS:

*Em roda, apresentar o novo tema de pesquisa e realizar um levantamento, junto ao grupo, dos animais que poderá ser encontrados no jardim que será observado na próxima etapa do trabalho.

O tema pode ser apresentado a partir de uma imagem.

Nesta etapa, é importante registrar as hipóteses das crianças, para que possam ser retomadas ao longo da pesquisa.

*Observação no local de visitação.

Observar pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.

Nesta etapa, é importante que as crianças registrem os animais que encontrarem no meio do jardim. O registro pode ser realizado por meio de escrita e/ou desenho.

*Em roda, realizar uma análise junto ao grupo, retomando as hipóteses iniciais das crianças sobre os animais que imaginavam encontrar em um jardim e os que realmente foram encontrados na etapa anterior. É importante realizar esta conversa pautada nos registros iniciais do trabalho, para que as crianças possam comparar suas idéias iniciais com o que puderam observar durante este primeiro momento da pesquisa.

*Em roda, conversar com as crianças sobre as possibilidades de estudo dos animais considerando o jardim como um espaço aberto, que não garante a observação em um tempo muito prolongado (dias, por exemplo).

Refletir com o grupo sobre como poderiam observar os animais por um tempo prolongado, para que pudessem conhecer suas características físicas, diferentes formas de locomoção e alimentação, garantindo seu bem-estar.

Nesta etapa, é importante registrar as idéias das crianças sobre a realização da observação dos animais por um tempo prolongado e as hipóteses de onde os colocar durante o tempo de pesquisa.

*Apresentação do terrário. Nesta etapa, é importante retomar a conversa realizada na etapa anterior, na qual as crianças foram convidadas a pensar em como poderiam observar os animais de jardim por um grande período de tempo sem colocá-los em risco.

Apresentar o terrário como um local apropriado para a realização de investigações sobre os animais de jardim, pontuando a importância de devolver estes animais para seu local de origem após o período de pesquisa.

Mostrar, por meio de uma figura de terrário, os materiais necessários para sua montagem e como se dará sua manutenção durante o período de pesquisa.

*Montagem do terrário. Retomar com o grupo a etapa anterior, na qual o professor mostrou o terrário como um local adequado para a colocação dos animais durante o tempo de pesquisa. Relembrá-los dos materiais necessários para sua montagem e mãos à obra!

*Coleta dos animais de jardim.

Voltar com os alunos ao jardim observado e levar o terrário para a coleta dos animais. Esses animais devem ser de pequeno porte, como caracol, tatu-bola, minhoca, joaninha, etc. Após colocar os animais no novo habitat, tampar a caixa mantendo uma abertura para a respiração, que pode ser feita com furos ou usando uma tela.

Nesta etapa, é importante orientar as crianças sobre como coletar essas espécies sem que haja riscos tanto para elas quanto para os animais.

*Observação do terrário.

Durante um período prolongado de tempo, em horários combinados com o professor, os alunos podem observar como os animais interagem, suas características físicas, como se locomovem e como se alimentam da vegetação ali plantada. É interessante que o terrário fique em uma altura possível de ser observada pelas crianças durante todo o período de aula.

Durante os períodos de observação coletiva, mediada pelo professor, é importante registrar as falas das crianças sobre suas observações, para que possam ser retomadas ao longo do processo e sistematizadas ao final da pesquisa.

*Sistematização das informações registradas sobre os animais durante os momentos de observação coletiva.

Para esta etapa, é importante retomar, junto ao grupo, as informações registradas durante os períodos de observação, produzindo um texto coletivo que integre as informações pesquisadas. Para isso, o professor pode realizar o papel de escriba,anotando o texto produzido verbalmente pelos alunos.

Pode ser confeccionado um painel contendo os registros das crianças sobre os animais observados, fotos dos processos de observação do terrário e o texto produzido coletivamente, no qual as crianças sistematizam as informações pesquisadas. Feito isso, expor o terrário observado e a pesquisa realizada para toda a comunidade escolar.

*Devolução dos animais para o jardim de onde foram retirados.

Terminado o período de pesquisa e observação dos animais de jardim, as crianças devem devolvê-los para sem ambiente natural.


fonte: NOVOS CAMINHOS - ED. DCL

Um comentário:

arte em família disse...

Eu amo seu blog!Parabéns!Bjs
glorinha