terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PROJETO - LEITURA DE POESIAS
* JUSTIFICATIVA: As situações deste projeto têm como intenção maior que os alunos vivenciem o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente.
Em geral as crianças se sentem bastante atraídas por este tipo de texto e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, parlendas e outros textos da tradição oral que têm predomínio da linguagem poética.
"As poesias, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas." (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, vol. 3)
*PRODUTO FINAL: Apresentação de sarau de poesias para uma turma da escola.
*OBJETIVOS:
1. Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.
2. Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora.
3. Escolher os livros para ler e apreciar.
4. Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação).
5. Oferecer um repertório variado de poemas às crianças (diferentes autores da literatura infantil).
6. Organizar o espaço da sala de forma que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de leitoras.
7. Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor.
8. Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.
*CONTEÚDOS:
1. Participação em situações em que o adulto é o leitor.
2. Participação em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente.
3. Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos.
4. Valorização da leitura como fonte de prazer.
5. Características e recursos do texto poético.
* SEQUÊNCIA PROVÁVEL DE ATIVIDADES
1º DIA:
*Apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o projeto: um sarau para uma outra turma da escola.
*Roda de leitura: oferecer vários livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas.
*Organizar com as crianças a biblioteca da sala com estes livros para ficarem permanentemente expostos.
2º DIA:
*Leitura de uma poesia feita pelo professor.
*Escrita coletiva (professor como escriba) de um bilhete destinado aos pais, explicando o projeto que desenvolverão e solicitando ajuda por meio de doação ou empréstimo de livros de poesias ou registros de poesias que conheçam de cor.
3º DIA:
*Leitura de uma poesia contida em um dos livros da biblioteca da própria sala.
*Escolha dos livros para empréstimo (os livros serão levados para casa e devolvidos na data combinada). O professor auxilia nessa escolha lendo alguma poesia do livro e dando referências sobre as que eles já conhecem, as que foram lidas em rodas de leitura.
4º DIA:
*Realizar a leitura de uma poesia garantindo que cada uma das crianças tenha o texto impresso e possa acompanhar a leitura.
*Ilustração individual sobre a poesia.
5º DIA:
*Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças sobre a possibilidade de troca de algumas palavras por outras. Deixar o texto exposto na sala, em um lugar onde possam "ler" diariamente.
6º DIA:
*Selecionar com as crianças as poesias de que mais gostaram para xerocar e organizar uma coletânea das preferidas.
7º DIA:
*Dar a cada criança a poesia escolhida e fazer a leitura junto com ela. Solicitar que coloquem nome na folha e pedir que ilustrem.
*Colocar um espelho na sala para que ensaiem a poesia escolhida a fim de ser apresentada no último dia durante o sarau de poesias.
8º DIA:
*Mostrar o livro organizado com as poesias preferidas e com aquelas que eles foram produzindo oralmente ao longo do projeto.
*Combinar que este livro pertencerá ao grupo e ficará na biblioteca da sala.
*Sarau para outra turma da escola.
SUGESTÕES DE LIVROS DE POESIAS:
*A poesia é uma pulga, Sylvia Orthof.
*Antologia poética de Manuel Bandeira.
*Berimbau e outros poemas, Manuel Bandeira.
*Comboio, saudades e caracóis, Fernando Pessoa.
*Di-versos hebraicos e Di-versos russos, trad. Tatiana Belinky.
*Lé com cré, José Paulo Paes.
*O nariz de vidro, Mário Quintana.
*Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles.
*Poemas malandrinhos, Almir Correa.
*Poemas para a infância, Henriqueta Lisboa.
*Poemas para brincar, José Paulo Paes.
*Rimas no País das Maravilhas, José Paulo Paes.

4 comentários:

Solange Paglarini, disse...

Estou a passear no seu blog, e aproveitando pra deixar um bjinho.

Jaqueline disse...

Olá..!
Estava passando por aqui e resolvi
comentar o seu blog. Eu curso o 3º ano do magistério e achei muitas coisas interessantes pra mim trabalhar.

Beeijo Jaqueline

Gracita disse...

Adorei as sugestões dos projetos. Trabalhar com poemas desenvolve a sensibilidade e gosto pelo belo e melódico. Parabéns!
Bjssss!

Priscila disse...

GRACITA,

Também adoro trabalhar com poesias na sala de aula!!!

Bjk.

PRISCILA