segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROJETO

Muito se tem trabalhado na escola por meio de projetos pedagógicos, por isso há de se ter em mente sempre que os projetos não podem ser simplesmente um montante de atividades, mas sim devem promover e contribuir com a aprendizagem dos alunos. Portanto, achei interessante publicar o texto abaixo, para discussão e reflexão entre os professores...
O QUE QUALIFICA UM BOM PROJETO?
Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas, entretanto, é preciso que nelas estejam garantidos alguns aspectos que qualificam um bom projeto. São eles:
* O objetivo do projeto é claro e sua justificativa é coerente com este;
* A professora conhece o assunto que se pretende estudar, ou busca conhecê-lo previamente;
* Os recursos e os materiais sobre o assunto estão selecionados e disponíveis na hora do trabalho;
* A professora sabe - a partir do levantamento dos conhecimentos prévios - o que os alunos conhecem e desconhecem sobre o conteúdo em questão;
* O conteúdo do projeto é significativo em si (porque permite o estabelecimento de grande número de relações) e é significativo para as crianças (porque admite que elas coloquem em jogo, para estudá-lo, tudo o que sabem, podendo avançar além do já sabido);
* Os alunos conhecem e compartilham o objetivo do projeto;
* As especificidades do conteúdo em questão estão contempladas nas etapas do projeto;
* Há nele continuidade educativa, isto é, encadeamento significativo de suas etapas, em complexidade crescente;
* As atividade prevêem orientações didáticas específicas para aquele objeto de conhecimento;
* O projeto favorece a interação entre os alunos como importante fator de aprendizagem;
* O projeto amplia a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural;
* O tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais concretas;
* O projeto apresenta suas orientações didáticas com suficiente clareza, a ponto de poder ser reproduzido;
* O projeto é composto de atividades desafiadoras que promovem a ação mental dos alunos e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções;
* A professora conduz o projeto de forma suficientemente flexível para abrir mão de alguma etapa prevista e incorporar novas etapas, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos;
* O produto final do projeto dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
EQUIPE TÉCNICA DO CENTRO DE ESTUDOS E INFORMAÇÕES CRECHEPLAN

Nenhum comentário: