quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A 1ª SÉRIE DO CICLO I

EXPECTATIVAS RELACIONADAS À COMUNICAÇÃO ORAL:
*Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado.
*Planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano.
EXPECTATIVAS RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DE LEITURA:
*Apreciar textos literários.
*Recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo professor.
*Ler, com a ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
*Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.
EXPECTATIVAS RELACIONADAS À ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E ÀS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
*Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos (ausência de marcas de nasalização, hipo e hipersegmentação, entre outros).
*Escrever alfabeticamente (ainda que com erros de ortografia) textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
*Reescrever - ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho - histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
*Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho.
*Revisar textos coletivamente com sua ajuda.
FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (VOL 1), SEESP

Nenhum comentário: