quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE AULA

*Iniciar o trabalho com nomes próprios, aproveitando este mês para propor atividades de escrita do próprio nome em um contexto real e significativo para os alunos, como a produção de crachás e de etiquetas de identifiicação para o material escolar.
*Dar início a uma sequencia de atividades de leitura dos nomes dos colegas e do próprio nome (por exemplo: ler os nomes dos alunos que faltaram, dos parceiros de trabalho e dos ajudantes do dia).
*Desenvolver atividades de conversação em torno do tema "O meu nome", estimulando conversas sobre os nomes e sobrenomes dos alunos.
*Começar o trabalho de apropriação da rotina escolar, desenvolvendo atividades de leitura de informações relacionadas ao dia-a-dia dos alunos na escola.
*Criar atividades voltadas para a aprendizagem do alfabeto, ou seja, dos nomes das letras e da forma gráfica de cada uma delas.
*Instituir na rotina diferentes momentos de leitura e de escrita (sua e dos alunos).
*Realizar a primeira sondagem do ano para analisar o domínio dos alunos sobre o sistema de escrita e começar a acompanhar o processo de alfabetização inicial de cada um deles.

Um comentário:

Safira disse...

Olá querida me chamo Karina Dias adorei o seu blog ,aproveito para pedir se puder me ajudar ,estou fazendo faculdade de pedagogia ,porém fui contemplada com um convite para trabalhar com uma sala de crianças de 0 a 3 anos ,mas estou meio perdida começarei agora em fevereiro ,gostaria de através de sua experiencia se puder me dar algumas dicas !!!
Sobre atividades para a primeira semana etc.. mil beijinhos
Pode enviar para meu email:
kari_dielsa@yahoo.com.br