segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PROJETO SAPOS
*OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL): produzir uma revista com textos informativos sobre a transformação (evolução) de girinos em sapos.
*JUSTIFICATIVA: As crianças, em geral, têm muito interesse por animais. Neste sentido, a escolha deste projeto cria um contexto de estudo e pesquisa muito envolvente para elas, o que contribui para que se esfocem e se dediquem em todas as etapas e também na construção do produto final.
A produção de uma revista com textos informativos é uma estratégia importante, pois possibilita a sistematização e socialização dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto estudado. No projeto "Sapos" os alunos, com a ajuda do professor, trabalharão com diferentes tipos de textos, imagens e outras fontes de pesquisa para obtenção de informações sobre a evolução de girinos em sapos.
* O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:
1. Procedimentos de pesquisa mediante o uso de vários instrumentos, tais como: observação direta da metamorfose dos girinos, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significado, leitura realizada pelo adulto).
2. Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo (situações de registros espontâneos e produção de textos tendo o professor como escriba).
3. Desenvolver a capacidade de ler textos informativos.
4. Escrever textos informativos, respeitando intuitivamente suas características básicas.
5. Usar a escrita e o desenho como recursos para a documentação, organização sistemática das informações e socialização dos conhecimentos adquiridos.
6. Revisar textos.
7. Conhecer as etapas que levam o girino a se transformar em sapo.
8. Valorizar o trabalho em grupo.
9. Colaborar com a preservação da fauna.
10. Ter interesse em pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação.
*O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
1. Selecionar, com antecedência, materiais sobre o assunto - cartazes, filmes, fotos, livros, enciclopédias.
2. Levar para a classe livros com textos informativos (especialmente sobre sapos) para os alunos consultarem sempre que preciso.
3. Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o texto específico, sua diagramação, a função da ilustração, etc.
4. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando que elas sejam colocadas em prática.
5. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos, para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais, tanto nas atividades de escrita como nas de leitura.
6. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
*ETAPAS PREVISTAS:
1. Promover uma conversa sobre os sapos. Construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das seguintes questões: "O que já sabemos"; "O que queremos descobrir"; "O que aprendemos".
2. Promover a troca de conhecimentos entre os alunos, sensibilizando-os para o assunto.
3. Buscar em livros e revistas informações para responder às questões levantadas pelo grupo no ítem: o que queremos descobrir.
4. Levar para a sala alguns girinos para observação.
5. Registro das transformações observadas, realizado pela professora a partir do que foi ditado pelas crianças.
6. Apresentar um vídeo que trate do assunto, ressaltando alguns pontos que devem ser observados.
7. Organizar uma atividade de desenho de observação das transformações ocorridas no girino para ilustrar a revista (o produto final).
8. Escrita de textos informativos para a revista a partir do conhecimento construído no decorrer da pesquisa (o professor ou um aluno com escriba).
9. Escrita de legendas para as figuras que farão parte da revista.
10. Selecionar imagens e/ou desenhos que mais gostaram para compor a revista.
11. Produção de uma revista com textos informativos, refentes à transformação (evolução) de girinos em sapos.
* OBS: PROJETOS ELABORADOS PELA EQUIPE PEDAGÓGICA DO INSTITUTO AVISA LÁ/CRECHEPLAN
FONTE: COLETÂNEA DE TEXTOS - MÓDULO 3 (LETRA E VIDA)

Um comentário:

Thais A. disse...

Gostaria muito de aplicar com meus alunos este projeto que acabei de conhecer, PARABENS, irei adaptá-lo aos alunos de 4ª série, e lhe mandarei estas adaptações, lógico somente se quizer, creio que a troca da experiencias entre nós da educação é muito importante, meu e-mail é pro.thatasilveira@hotmail.com, entre em contato comigo também... Beijos Thais