Ao final da 2ª série, espera-se que os alunos tenham desenvolvido as competências necessárias para:
* Aplicar um sentido numérico, compreendendo o significado de números pela análise da ordem de grandeza.
* Ler e escrever números naturais, evidenciando a compreensão de algumas regras da escrita posicional, como a formação de agrupamentos e o princípio aditivo, que permite, por exemplo, escrever o número 574 como 500 + 70 + 4.
* Identificar seqüências numéricas e localizar números naturais.
* Resolver problemas, expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a adição e a subtração, em situações relacionadas a seus diversos significados.
* Resolver problemas expressos oralmente ou por enunciados escritos, envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular.
* Expressar verbalmente e por meio de registros os procedimentos de soluções de um problema, estabelecendo comparação com outros procedimentos e reconhecendo que uma mesma situação-problema pode ser resolvida por diferentes estratégias.
* Compreender os conceitos da divisão (repartir quantidades iguais e determinar quanto cabe).
* Resolver cálculos envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais, fazendo uso de recursos como cálculo mental e estimativa.
* Resolver cálculos envolvendo adição e subtração por meio de estratégias pessoais e pelo uso da técnica operatória convencional.
* Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição.
* Identificar formas geométricas tridimensionais, como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo; e formas planas, como quadrado, triângulo, retângulo e círculo, sem o uso obrigatório da terminologia convencional.
* Perceber semelhanças e diferenças entre cubo e quadrado, pirâmide e triângulo, esfera e círculo.
* Identificar possíveis trocas de cédulas e moedas, em função de seus valores.
* Efetuar cálculos envolvendo valores de cédulas e moedas em situações de compra e venda.
* Reconhecer situações do dia-a-dia onde são utilizadas unidades de medida.
Por exemplo: leite é vendido em litros (unidade de capacidade), açúcar e farinha são vendidos em quilos ou gramas (unidade de massa), tecidos são vendidos em metros (unidade de comprimento).
* Comunicar por meio de estimativas os resultados das medições realizadas.
* Identificar horas e minutos por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro.
* Identificar unidades de tempo – semana, mês, semestre, ano – e estabelecer relações entre elas.
* Distinguir tabelas de gráficos.
* Interpretar e construir tabelas de dupla entrada e gráficos com a ajuda do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário