É importante reconhecer que na escola, a escrita serve para comunicar informações, para tomar notas e ajudar a memória, para listar as atividades do dia, para publicar um livro de histórias, uma seção de dicas de leitura etc. Enfim, são muitas as situações em que a escrita aparece com sentido, com finalidade social real, explícita e clara para os alunos.
Nas situações de escrita para a construção do sistema ou para construção da linguagem escrita deve-se garantir:
a. conhecimento da situação de produção do texto: interlocutores, gênero, lugar social ocupado pelos interlocutores, lugar social onde circulará o texto, instituições sociais em que o texto circulará, portadores, a finalidade com que será escrito.
Nas situações de escrita para a construção do sistema ou para construção da linguagem escrita deve-se garantir:
a. conhecimento da situação de produção do texto: interlocutores, gênero, lugar social ocupado pelos interlocutores, lugar social onde circulará o texto, instituições sociais em que o texto circulará, portadores, a finalidade com que será escrito.
b. atividades de ensino que repertoriem os alunos quanto ao contexto de produção do gênero solicitado.
c. oportunidade para que os alunos vivenciem os procedimentos da escrita (planejar, escrever, revisar, reescrever).
(...)
Sugestões de Atividades
Escrita de listas
• Rotina do dia.
• Materiais que devem trazer todos os dias.
• Fatos vivenciados no dia para o diário pessoal.
• Cartazes para o mural que comporão os referenciais de escrita (dias da semana, meses do ano, aniversariantes do mês, os melhores livros lidos, histórias de terror etc.).
• Personagens de determinado conto.
• Cardápio do dia na escola.
• Cardápio desejado pela turma.
• Jogos conhecidos.
• Jogos dos familiares.
• Título do texto lido no dia.
• Lista dos cinemas, parques e outros pontos de lazer mais próximos.
Outros gêneros
• As adivinhações preferidas da turma.
• O poema que mais gostaram, ou um trecho dele.
• Uma curiosidade sobre um animal, cuja reportagem foi lida.
• Uma quadrinha que a turma decorou.
• Regras de jogos.
• Ficha do animal.
• Ficha técnica de um planeta.
• Ficha dos livros da caixa literária / registro dos empréstimos.
• Dica de leitura de um livro.
• Dica de atividades culturais da semana.
• Legenda de uma fotografia/imagem para o mural de curiosidades.
• Notas sobre o estudo de determinado tema.
• Notas sobre uma estratégia de resolução de um problema para socializar como os colegas.
• A 4ª capa de um livro lido pela professora.
• Pequena biografia de um autor conhecido.
• Títulos e subtítulos para textos lidos.
Como vocês já sabem, em muitas das situações sugeridas há a necessidade de construir uma pequena sequência de atividades que explicite as características dos gêneros solicitados para produção.
• Rotina do dia.
• Materiais que devem trazer todos os dias.
• Fatos vivenciados no dia para o diário pessoal.
• Cartazes para o mural que comporão os referenciais de escrita (dias da semana, meses do ano, aniversariantes do mês, os melhores livros lidos, histórias de terror etc.).
• Personagens de determinado conto.
• Cardápio do dia na escola.
• Cardápio desejado pela turma.
• Jogos conhecidos.
• Jogos dos familiares.
• Título do texto lido no dia.
• Lista dos cinemas, parques e outros pontos de lazer mais próximos.
Outros gêneros
• As adivinhações preferidas da turma.
• O poema que mais gostaram, ou um trecho dele.
• Uma curiosidade sobre um animal, cuja reportagem foi lida.
• Uma quadrinha que a turma decorou.
• Regras de jogos.
• Ficha do animal.
• Ficha técnica de um planeta.
• Ficha dos livros da caixa literária / registro dos empréstimos.
• Dica de leitura de um livro.
• Dica de atividades culturais da semana.
• Legenda de uma fotografia/imagem para o mural de curiosidades.
• Notas sobre o estudo de determinado tema.
• Notas sobre uma estratégia de resolução de um problema para socializar como os colegas.
• A 4ª capa de um livro lido pela professora.
• Pequena biografia de um autor conhecido.
• Títulos e subtítulos para textos lidos.
Como vocês já sabem, em muitas das situações sugeridas há a necessidade de construir uma pequena sequência de atividades que explicite as características dos gêneros solicitados para produção.
:: Sugestões da Equipe CENP/ SEESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário