As sugestões abaixo são da equipe CENP, da Sec. de Educação do Estado de São Paulo:
Organizar momentos coletivos para discussão de:
1- Questões ligadas à gestão da escola:
*Dar ciência a todos sobre documentos oficiais da SEE/CENP/FDE;
*Integração da equipe: acolhimento dos professores; envolver a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários no processo de discussão das questões gerais do ano letivo;
*Análise da Proposta Pedagógica para adequações necessárias;
*Organização dos espaços e ambientes (especialmente do 1º ano);
*Socialização e incentivo para uso dos materiais do Programa e outros de que a escola dispõe;
*Organização das HTPC: que seja um espaço efetivo de discussão de situações didáticas ajustadas às necessidades de aprendizagem dos alunos e também como espaço de formação;
*Apresentar um balanço das metas que foram alcançadas e das que não foram, relacionando-as com os índices da escola nas avaliações institucionais (IDESP) e avaliações internas (sondagem/conselhos de série);
*Promover a construção de combinados da equipe escolar;
*Informar sobre a constituição das classes e a distribuição dos alunos;
*Apresentar os materiais disponíveis: acervo literário, materiais do Programa Ler e Escrever, tecnológicos, espaços pedagógicos disponíveis;
2 - Questões ligadas à Coordenação Pedagógica
*Plano de Ensino: o plano de ensino deve estar focado nas necessidades de aprendizagem apontadas pelas avaliações e orientado pelas Expectativas de Aprendizagem e uso do material como apoio didático;
*Organização de situações diagnósticas: orientações para elaboração e análise, bem como de instrumentos de registro para acompanhamento;
*Critérios e combinados para organização de grupos de apoio;
*Dinâmica de funcionamento das salas de PIC;
*Desempenho dos estudantes (mapas de sondagem/resultados internos); pontos que concentram dificuldades de aprendizagem; estratégias que funcionaram ou não;
*Definir as metas por disciplina ou área de estudo;
*Buscar consenso em torno das propostas pedagógicas (expectativas de aprendizagens/concepções) e formas de avaliação;
*Planejamento do acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula;
*Discutir as orientações curriculares (expectativas de aprendizagem) elegendo conteúdos e situações didáticas ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos;
*Discutir reunião de pais (definição do que precisam ser informados), entrega da “cartilha aos pais”;
*Plano anual e eleição de conteúdos: coordenador e professores – o planejamento passa a ser operado entre as classes.
3 - Questões ligadas ao Plano de Ensino de cada professor
*Rever a abordagem dos conteúdos nas diferentes modalidades organizativas;
*Analisar registros sobre a aprendizagem dos alunos (conselhos de série/SARESP);
*Preparar, aplicar e analisar resultados de situações diagnósticas;
*Âmbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe;
*Planejar as primeiras semanas e o diagnóstico;
*Montar a rotina semanal;
*Preparar as atividades;
*Levantar os recursos materiais para as aulas;
*Prever como serão as reuniões de pais.
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