ATIVIDADE 2 : QUADRO DE NÚMEROS
Objetivo
* Buscar regularidades no sistema de numeração decimal a partir da análise da posição no quadro numérico.
Planejamento
* Quando realizar? Ao longo do semestre.
* Como organizar os alunos? Em duplas.
* Quais os materiais necessários? Cópias do quadro de números para todos os alunos.
* Qual é a duração? Cerca de 30 minutos.
Atenção!
A organização visual do quadro numérico é muito importante, pois a disposição gráfica dos números é a principal referência para o aluno encontrar o número ditado. Cada linha deve ter dez números.
Encaminhamento
* Escolha previamente os dez números a serem ditados.
* Distribua cópias do quadro de números aos alunos e peça que colem no caderno.
* Explique que deverão encontrar no quadro os números ditados por você.
* Dê um tempo para que discutam com o parceiro e procurem o número ditado, até todas as duplas terem conseguido localizá-lo. Enquanto isso, circule pela classe e observe como estão trabalhando.
* Socialize as diferentes respostas, incentivando cada dupla a explicar e justificar como encontrou o número solicitado.
O que mais fazer?
* Inicie o trabalho com o quadro de 1 a 100 reproduzido aqui e, à medida que os alunos forem avançando na interpretação e na produção de números, passelhes um quadro com outro intervalo (por exemplo, de 500 a 600), para que percebam bem as regularidades existentes nas regras de formação dos números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário