domingo, 29 de março de 2009

PROJETO JOGOS


O livro elaborado para alunos de 4ª série PIC (Projeto Intensivo de Ciclo), da Sec. Educação do Estado de São Paulo propõe a realização do "Projeto Jogos", com os alunos. Para quem não sabe, os alunos das salas de 4ª série PIC em São Paulo são alunos que foram retidos na 4ª série e a grande maioria ainda não está alfabetizada. "Para impedir que as crianças prossigam na escola sem desenvolverem adequadamente suas habilidades de leitura e escrita, o Programa Ler e Escrever desenvolveu o PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I para a 3ª e 4ª séries. Assim, pelo projeto são criadas turmas especiais, com número reduzido de alunos, que contarão com um currículo adaptado às necessidades das crianças que chegaram a estas etapas de ensino sem possuírem plena desenvoltura para ler ou escrever."
Voltando ao Projeto Jogos, achei interessante publicá-lo aqui para quem não tem acesso ao material PIC. O projeto pode ser adaptado e aplicado em qualquer série. No material do PIC, o que se afirma sobre o mesmo é: "No Projeto de Jogos, os alunos terão a oportunidade de ler e escrever diversos textos instrucionais e conhecer muitos jogos diferentes para ensiná-los a outras pessoas. Esse é o momento para compartilhar com os alunos o projeto, explicitar o produto final e definir junto com eles o tema e o destinatário." (PIC - Material do professor - 4ª série - Vol 1, pg. 26).
PROJETO JOGOS

Justificativa
Os textos instrucionais são bastante utilizados na vida cotidiana em várias situações – regras de jogos, receitas, manuais de aparelhos eletrônicos, guia para montagem de móveis etc. – e por isso devem ser ensinados na escola.
As regras de jogos e brincadeiras fazem parte da vida dos alunos; portanto, são bastante sedutores.
Trabalhar esses textos no começo do ano é pertinente desde que se mantenha o uso que fazemos deles socialmente, isto é, que sejam mantidas as suas características de atividade lúdica.
De modo geral, são textos de fácil compreensão e, por isso, adequados ao processo de alfabetização.

Expectativas de aprendizagem
• Conhecer textos instrucionais/regras de jogos e brincadeiras e reconhecer a sua função social.
• Saber onde encontrar textos instrucionais.
• Compreender textos instrucionais – regras de jogos – a partir da leitura em voz alta do(a) professor(a).
• Ler e compreender textos instrucionais não muito extensos com autonomia.
• Produzir textos instrucionais que comuniquem com adequação a regra do jogo para outros.
• Revisar os textos produzidos fazendo pequenas alterações para melhorá-los.

Produto final
• Livro de Jogos para compor o acervo da sala de leitura da escola.

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