ATIVIDADE 3 : RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO
Usos do Q
Caso seus alunos ainda tenham dúvidas quanto aos usos do Q, cometendo erros como a escrita de CEIJO em vez de QUEIJO, PORCINHO em vez de PORQUINHO, ou ainda deixando de incluir o U após a letra Q, proponha esta atividade de releitura com focalização, usando o texto sobre as tartarugas marinhas do projeto de animais marinhos.
Objetivos
* Desenvolver uma atitude de dúvida diante de questões ortográficas.
* Refletir sobre o uso da letra Q.
Planejamento
* Quando realizar? Após a leitura do texto de divulgação científica sobre as tartarugas marinhas.
* Como organizar os alunos? Em duplas.
* Quais os materiais necessários? Cópias do texto.
* Qual é a duração? Cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
* Leia o texto com antecedência, observando a ocorrência de palavras com essa questão. Para facilitar, marcamos as palavras que você pode propor para os alunos discutirem.
* Providencie cópias do texto, no mínimo uma para cada dupla de alunos, permitindo que entrem em contato com a forma escrita das palavras. Explique que vocês farão uma nova leitura do texto, agora observando o uso do Q, pois alguns alunos ainda têm dúvidas. A cada vez que surgirem palavras em que aparece o Q, faça uma interrupção e discuta com eles a forma escrita das palavras.
* Ao finalizar, sugira que discutam com os colegas o que observaram e registrem as conclusões em seus cadernos. Em seguida, socialize as descobertas do grupo e combine com a classe a criação de um lugar especial para registrar essas “descobertas ortográficas”.
* Sugerimos que as descobertas ortográficas sejam anotadas em um cartaz ou em uma parte dos cadernos das crianças.
* Espera-se que os alunos percebam que a letra Q sempre deve ser acompanhada da letra U. Mas não se preocupe se eles não verbalizarem exatamente dessa forma. O essencial é que percebam essa regularidade.
* Atividades desse tipo oferecem oportunidades aos alunos de avançar em seu olhar sobre as normas ortográficas. Procure propor releituras similares para diferentes questões ortográficas.
*FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS - PROFº 2ª SÉRIE (SEE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário