segunda-feira, 9 de março de 2009

O TRABALHO COM HISTÓRIAS


As rodas de histórias por si só proporcionam um momento lúdico, alimentam o imaginário infantil e despertam o prazer pela leitura.

Não é necessário que estas rodas sejam sempre seguidas por propostas de registro como, por exemplo, um desenho, perguntas que pretendem verificar a interpretação do texto, dramatização de trechos da narrativa ou a que a escolha dos temas estejam a serviço das áreas de conhecimento e ensino de hábitos e atitudes.

Entretanto, essa idéia não exclui o trabalho com os temas das histórias quando o foco é:

* A escrita de palavras, como nomes de personagens ou listas de títulos já lidos pela classe;

* A busca de palavras em textos já conhecidos. Neste caso, é possível que as crianças identifiquem algumas pistas contidas no próprio texto escrito, mesmo ainda não sendo leitoras convencionais;

* A localização da fala de personagens no texto;

* O trabalho com a oralidade, quando a proposta é a de recontar as histórias que fazem parte do repertório da classe, aproximando-se das características do texto original, descrevendo personagens, retomando acontecimentos.



Veja o que diz o Referencial Nacional para a Educação Infantil:



"A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence. As instituições de educação infantil podem resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo na construção da subjetividade e da sensibilidade das crianças.

Ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A intenção de fazer com que as crianças, desde cedo, apreciem o momento de sentar para ouvir histórias exige que o professor, como leitor, preocupe-se em lê-la com interesse, criando um ambiente agradável e convidativo à escuta atenta, mobilizando a expectativa das crianças, permitindo que elas olhem o texto e as ilustrações enquanto a história é lida."


*fonte: Novos Caminhos - Ed. DCL

Nenhum comentário: