sábado, 17 de janeiro de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - MATEMÁTICA

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
* Liga-pontos
*Escrever e completar sequencia numérica
*Atividades de análise de regularidades do Sistema de Numeração Decimal
*Ordenar números
CONTAGEM ORAL
*Rodas de música ou parlendas, nas quais seja possível trabalhar a sequencia numérica (ex: "Dez indiozinhos", "Um, dois feijão com arroz...)
*Fazer uso da contagem oral em brincadeiras (ex: pular corda)
NOTAÇÃO NUMÉRICA:
*Elaborar listas com: números de telefone, números de linhas de ônibus da cidade, números de placas de carro...
*Elaborar listas com números referentes a si próprio: idade, data de nascimento, número do calçado, peso, altura, número de irmãos, etc.
*Realizar momentos de culinária nos quais os alunos sejam convidados a pensar sobre a leitura e o significado dos números, que neste caso significam as quantidades dos ingredientes necessários para a realização das receitas.
*Promover momentos de marcação de pontuação em determinados jogos.
*Fazer etiquetas para facilitar a organização ou distribuição de materiais (ex: a quantidade de dados ou fichas guardadas em uma caixa).
*Ditado de números.
*Jogos de baralho, adivinhação ou que utilizem dados, nos quais o aluno tenha a oportunidade de registrar números.
*Calendário: fazer a marcação diária do calendário junto às crianças e recitar os números já marcados no mês. Também é possível recitar a quantidade de dias que faltam para a realização de algum evento importante para o grupo, como aniversários ou passeios. Marcar ainda acontecimentos importantes para a rotina do grupo, como o dia de ir à biblioteca, o dia da educação física, etc.
ESPAÇO E FORMA:
*Análise de posições e distâncias de objetos;
*Análise de fotos;
*Jogo: Onde está? (fichas com perguntas do tipo "Onde está... sua mochila?" - comunicar posições de objetos e pessoas);
*Trajetos;
*Uso do Tangram e malhas no trabalho com geometria - copiar figuras;
*Formas geométricas - características.
MEDIDAS E GRANDEZAS:
*Promover momentos de comparação de medidas das próprias crianças, como, por exemplo, fazer fichas de medida das crianças em diferentes épocas do ano, nas quais possam ser analisadas as variações;
*Jogos de pontaria;
*Medir distâncias usando diferentes recursos - passos, por exemplo;
*Peso - das crianças, de alimentos, de livros - usando balança;
*Estimativas;
*Promover momentos nos quais as crianças possam trabalhar com estimativas e comparações de grandezas de diferentes objetos, utilizando um vocabulário adequado;
*Propor momentos nos quais as crianças possam classificar materiais e objetos de acordo com critérios de grandeza (grande/pequeno, comprido/curto, grosso/fino...);
*Promover momentos nos quais as crianças possam refletir sobre os critérios de grandeza por meio da exploração de objetos, como sucatas, por exemplo;
*Realizar momentos de culinária nos quais as crianças sejam convidadas a explorar e refletir sobre as medidas convencionais e não convencionais necessárias para cada ingrediente (gramas, colheres, litros, quilos, pitadas, copos...).
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
*Leitura e interpretação de informações contidas em imagens;
*Coleta e organização de informações;
*Criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas;
*Exploração da função do número como código na organização de tabelas e gráficos;
*Informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados, etc.);
*Interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barras para comunicar a informação obtida;
*Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

4 comentários:

Natália Rodrigues disse...

OI!!!AS MINHAS CAIXINHAS TAMBÉM NÃO FUI EU QUE FIZ.UMA FOI A SANTINHA E A OUTRA FOI O TIO DINI.ENTRE NO BLOG DA SANTINHA(TEM O LINK DELA NO MEU BLOG)E PEÇA UMA!!!SANTINHA É 10!!TENHO CERTEZA DE QUE ELA VAI TE AJUDAR.NATÁLIA.

Cristina...teacher disse...

Olá!
Vim te convidar a conhecer o meu blog.
Espero que goste!
Bjo!

Anônimo disse...

ola!!
quero agradecer pelas sugestões são maravilhosas....
sei que vão me ajudar muito
Deus abençoe!!!

greyci ribeiro disse...

bom dia!quero te agradecer pelas sugestões de atividades, são maravilhosas.trabalho com o ensino fundamental e são de grande aproveitamento essas sugestões. obrigada que DEUS te abençõe e continue te ajudadando com sua contribuição.