domingo, 22 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE DE LEITURA

QUEBRA - CABEÇA DE PARLENDA


OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?
* Refletir sobre o sistema de escrita.
* Ler um texto considerando o que sabe sobre o conteúdo, as letras, os sons e os aspectos gráfi- cos do texto.

PLANEJAMENTO
* Quando realizar? Ao longo do bimestre, uma vez na semana.
* Como organizar o grupo? Em duplas.
* Quais materiais serão necessários? Parlendas e envelopes.
* Duração: cerca de 50 minutos.

ENCAMINHAMENTO
* Prepare o material para cada dupla: uma parlenda recortada (em versos, palavras ou letras) colocada num envelope.
* Planeje as duplas previamente para antecipar os desafios a serem propostos.
* Faça a proposta para as duplas, informando que se trata de uma parlenda conhecida. Recupere oralmente a parlenda cujas letras, versos ou palavras encontrarão no envelope.
* Explique que cada dupla receberá um envelope com a parlenda escolhida e deverá montá-la.
* Discuta com os alunos o que vai acontecer, procurando que antecipem: não pode sobrar nem faltar partes, o texto montado tem de fazer sentido.
* Distribua os envelopes.
* Circule pelas duplas para ajudar, problematizar, perguntar, informar, de forma que suas intervenções considerem as necessidades de avanço de cada dupla, contribuam para que pensem sobre as escolhas e decisões que tomaram mesmo quando acertadas e assim avancem em relação à construção do sistema de escrita.
* Solicite que algumas duplas leiam a parlenda que montaram. Você também pode pedir que as duplas mudem de lugar e leiam parlendas montadas por outra dupla.

O QUE MAIS FAZER?

Para garantir o desafio para alfabéticos e não alfabéticos você poderá variar a atividade quanto ao recorte das parlendas. Elas podem estar recortadas em versos, palavras ou ainda letras.
Outra possibilidade para os mais avançados é dar um envelope com duas parlendas recortadas, ao invés de apenas uma. A idéia é manter o desafio para todos. Lembre-se de que a proposta deve ser difícil, porém possível.

** FONTE: GUIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (TOF) - VOL. 2 - SMESP **

Nenhum comentário: