segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

RODA DE BIBLIOTECA

* O QUE É?
A roda de biblioteca é um momento organizado pelo professor em que as crianças têm a oportunidade de compartilhar a leitura de um livro com outras crianças e com o próprio professor. Deve ser proposta com regularidade, pois é uma ótima oportunidade para que as crianças possam socializar com a classe as leituras realizadas.
Os livros do acervo da classe ou da biblioteca devem ficar expostos de modo que as crianças tenham fácil acesso a eles. Não é preciso restringir o material aos livros de literatura. Podem também fazer parte da roda: poemas, livros informativos ou científicos.
É papel do professor criar diferentes situações com o objetivo de contagiar as crianças pelo prazer da leitura, ampliar seu repertório, desenvolver sua capacidade de comentar o conteúdo de um livro e desenvolver critérios de análise para seleção.
*ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A RODA DE BIBLIOTECA:
-O professor precisa certificar-se de que os alunos estão lendo efetivamente, ou seja, ele deve deixar claro para os alunos que podem escolher a leitura que farão, mas não podem deixar de fazê-la;
-As rodas de biblioteca, antes de tudo, precisam ser um momento prazeroso e esperado pelos alunos. Por isso é recomendável que o professor, antes de cada roda, combine com as crianças quais delas apresentarão o livro lido, tomando o cuidado para que todos tenham oportunidade de se apresentar nas outras rodas que acontecerão. Dessa forma está se cuidando para que todos falem e para que essas rodas não se tornem cansativas aos alunos;
-É fundamental que o professor converse com os alunos sobre os cuidados que devem ter com os livros e retome esta conversa sempre que necessário;
-Ter um controle dos empréstimos ajuda na organização da roda e é um instrumento para que o professor acompanhe o percurso leitor de seus alunos, bem como consiga controlar se eles estão mesmo lendo;
-O mais indicado é que as rodas de biblioteca sejam feitas na biblioteca, pois o ambiente já é por si só favorável. Caso não seja possível, é importante que o professor leve os livros para o local onde a mesma será realizada;
-A maneira com que os livros são organizados na roda também favorecem ou dificultam a apreciação e a atitude das crianças em relação ao cuidado com os livros. Uma sugestão é colocá-los sobre um "tapete" especial. Há várias maneiras de se "construir" esse tapete: escolher um nome também especial para ele, costurar retalhos desenhados e pintados pelos alunos, pode ser um tecido de cetim que dê a idéia de "mar de histórias", por exemplo, entre outras possibilidades.
*fonte: Novos Caminhos (1º ano - Ed. DCL)

Nenhum comentário: