"AUTO-RETRATO E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME"
OBJETIVO: Refletir sobre a escrita do próprio nome.
PLANEJAMENTO:
*Quando realizar? Após a produção do crachá.
*Como organizar o grupo? Em duplas ou grupos.
*Quais materiais serão necessários? Folha de papel (sulfite, por exemplo),
lápis coloridos e/ou giz de cera, caneta hidrocor, lápis grafite, borracha.
*Duração: cerca de 45 minutos para a produção do desenho e para a escrita do nome. As atividades de apreciação dos trabalhos e de revisão da escrita do nome poderão ocorrer no dia seguinte.
ENCAMINHAMENTO
*Antes de iniciar a atividade, deixe disponíveis aos alunos os materiais que eles usarão para fazer o desenho (conforme relação acima). Se possível, apresente auto-retratos produzidos por artistas consagrados – a sala de leitura deve ter alguns livros –, para que tomem conhecimento
deste estilo de pintura.
*Durante a atividade, é interessante que os alunos façam um registro dos seus nomes de acordo com os conhecimentos que já possuem sobre a escrita do nome próprio. Pode ocorrer de eles terem dúvidas – caso isso aconteça, socialize essas dúvidas com o restante do grupo, de modo que eles consigam chegar a uma resposta.
*Após o término da atividade, organize um momento de apreciação sobre a escrita e o desenho elaborados para que os alunos apreciem o trabalho uns dos outros, discutam a importância de assinar os próprios desenhos. Além disso, você pode também propor que eles comparem o
nome recém-escrito com sua escrita convencional, utilizando o crachá como apoio. Os alunos poderão utilizar o crachá como fonte de informação sobre a escrita do próprio nome em outras ocasiões. Os desenhos produzidos deverão ser afixados no mural da sala de aula.
fonte: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas (SEESP)
Um comentário:
atividades de nome e auto retrato são excelentes para no início do ano por nos revelam como a criança se enxerga!
Postar um comentário