quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL

NOMES E SOBRENOMES: CONVERSA DE APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS:
*Reconhecer diferenças entre nome e sobrenome.
*Conhecer o nome do professor e os nomes dos colegas.
*Participar de uma conversa ouvindo os colegas, aguardando sua vez de falar.

PLANEJAMENTO
*Quando realizar? No primeiro dia de aula.
*Como organizar o grupo? Alunos dispostos em um círculo (acomodados nas próprias cadeiras ou no chão) de modo que possam ver uns aos outros. Caso não seja possível, eles poderão permanecer nas suas carteiras e se levantar na hora da apresentação para que o restante do grupo possa ver quem está falando. Caso avalie que a atividade se estenderá por muito tempo, realize-a em dois dias.
*Duração: cerca de 45 minutos ou mais – conforme o número de alunos.

ENCAMINHAMENTO
*Antes de iniciar a atividade, explique para o grupo o que irá acontecer. Inicie você a apresentação, falando seu nome completo e seu apelido (caso tenha um, é claro). A conversa se tornará ainda mais interessante se você compartilhar com a turma as diversas formas pelas quais você é chamado no seu dia-a-dia, considerando contextos variados como a família,
os amigos e/ou os colegas de trabalho. Aproveite a ocasião para comunicar como você gostaria que os alunos lhe chamassem (de maneira formal ou mais carinhosa, pelo apelido etc.).
*Durante a apresentação, alguns alunos podem não se recordar do próprio sobrenome. Não há problema. A falta dessa informação poderá gerar uma lição de casa simples e significativa para eles: a de pesquisar o próprio sobrenome junto aos familiares. Ao final da conversa, escreva seu nome na lousa para que eles conheçam a escrita dele.

O QUE MAIS FAZER?

*Planeje outros momentos de conversação nos quais os alunos também possam falar mais de si e conhecer melhor uns aos outros. Além de representar uma boa situação de convívio, esses momentos favorecerão o desenvolvimento de importantes procedimentos e atitudes relacionados ao ato de expor idéias a um grupo, bem como possibilitarão focar temas como os brinquedos e as brincadeiras preferidos, as cantigas prediletas, as comidas (salgadas ou doces)
mais apreciadas, os programas de TV e/ou livros mais assistidos/lidos, a família (irmãos, parentes etc.), a origem dos nomes deles. Assim, em fevereiro você deverá desenvolver no mínimo seis situações de comunicação oral planejadas previamente, duas por semana. Com base nelas será possível planejar várias atividades de escrita (produção de um cartaz com os nomes das comidas prediletas, uma brincadeira no recreio, momentos de cantoria...).
FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (SEESP)

2 comentários:

Amanda Freittha's disse...

Oi!
Ganhei um selinho: Um blog de ouro.
Ganhei de um outro blog e etnho que dar ele para 10 blogs também!
Estou te dando agora depois você passa lá no meu post e pega eloe!
Se você quiser e posta aqui no seu blog e presenteia 10 blogs também!
Bjs

Picolé disse...

Visitei o teu blog, gostei muito, pois é de muito bom gosto.
Agradeço a visita e o comentário deixado no meu blog e quero dizer que serás sempre bem-vinda no meu blog.
Beijinho
Picolé