sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS

Na organização do planejamento dos momentos de leitura que envolvem textos literários, é importante considerar:
ANTES DE INICIAR A HISTÓRIA:
*Informe os alunos sobre o texto que será lido, antecipando parte da história, seus personagens, o local onde ela se passa - como se fosse um anúncio da próxima novela. Isso ajuda os alunos a se interessar pela leitura e fornece elementos para que eles possam antecipar o conteúdo do texto e se situar durante a leitura. Para tanto, é preciso ler o livro antes, informar-se sobre seu autor/ilustrador, selecionar aquilo que se pretende destacar, etc.
DURANTE A HISTÓRIA:
*Organize a turma de formas variadas: sentados na própria carteira; sentados no chão, em roda; no chão ou na carteira, com os olhos fechados, para melhor imaginar a história; com as luzes da classe apagadas; fora da sala de aula, em uma parte agradável do pátio, etc.
*Faça comentários sobre a trama e seus personagens e convide os alunos a falar também. Caso a conversa se estenda e a leitura fique dispersa, leia novamente o texto (no mesmo dia ou em outra ocasião). Ao planejar o momento de leitura, selecione para comentar as passagens que lembram outras histórias/personagens, aquelas que despertam sentimentos fortes (medo, alegria, tristeza) ou então aquelas que lembram acontecimentos recentes, da sua vida ou do dia-a-dia dos alunos, e também passagens que encantam pela beleza de sua construção.
*Mostre também algumas ilustrações, ressaltando a relação entre elas e o texto.
AO FINAL:
*Compartilhe com o grupo por que você gostou da história, pergunte do que eles mais gostaram, compare com outras histórias lidas ou já conhecidas do grupo, releia alguns trechos, retome ilustrações, convide-os para folhear o livro mais de perto, com as próprias mãos, ou simplesmente não faça nada. Lembre-se: um dos objetivos da leitura diária de textos literários é que os alunos aprendam que a leitura é sim uma fonte de entretenimento e prazer. Para tanto, variar o espaço de leitura e a forma de encaminhá-la, tornando-a sempre um momento agradável.
fonte: GUIA PARA O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (SMESP)

Nenhum comentário: