domingo, 22 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE DE LEITURA

PARLENDAS CONHECIDAS - DITADO CANTADO


OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?
* Ler antes de saber ler convencionalmente tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito.
* Colocar em prática estratégias de leitura: fazer uso do conhecimento que se tem sobre o texto, o valor sonoro das letras, os aspectos gráficos, entre outros.

PLANEJAMENTO
* Quando realizar? Duas vezes na semana.
* Como organizar o grupo? Em duplas ou individualmente.
* Quais materiais serão necessários? As parlendas mimeografadas.
* Duração: cerca de 40 minutos.

ENCAMINHAMENTO
* Explore oralmente o repertório de parlendas do grupo.
* Liste em um cartaz as parlendas conhecidas.
* Escolha dentro do repertório das parlendas que os alunos conhecem de memória as que serão utilizadas para a atividade do ditado cantado.
* Entregue para cada dupla, ou para cada aluno, uma folha com a parlenda selecionada.
* Peça-lhes que acompanhem uma primeira leitura integral da parlenda realizada por você.
* Solicite-lhes que acompanhem a leitura com o dedo, ajustando o que lêem ao que está escrito.
* Peça-lhes que, durante uma nova leitura feita por você, parem em determinadas palavras propositalmente: por exemplo, ao ler o primeiro verso da parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?", acompanhar com o dedo e parar na palavra toucinho.
* Discuta com os alunos:
1. Encontraram a palavra toucinho?
2. Como descobriram?
3. Se encontraram, perguntar com que letra começa e com que letra termina.
4. Se não encontraram, propor novas alternativas, como por exemplo: retomar a leitura desde o início, utilizando o conhecimento que se tem de memória, e acompanhar com o dedo, retomar a leitura a partir de uma palavra conhecida, dizer que se trata de uma palavra que está na primeira estrofe ou verso, questioná-los quanto ao tamanho da palavra – se é uma palavra pequena ou grande etc.
5. Continue a leitura propondo outras paradas e outras reflexões sobre o sistema.

Intervenções do professor na formação das duplas:

* Em relação à formação das duplas é fundamental que você conheça as hipóteses de escrita de seus alunos para que possam produzir e juntos avançar. Aqui, o uso da sondagem é determinante para o sucesso da atividade:
* Os alunos com escrita silábica, por exemplo, podem fazer parceria com alunos também com escrita silábica.
* Outra possibilidade é agrupar os alunos que já fazem uso do conhecimento sobre o valor sonoro das letras para formarem parcerias com alunos com hipótese de escrita pré-silábica.
* Os alunos com hipóteses pré-silábicas não devem ser agrupados entre si, pois para eles é importante a interação com alunos que escrevam fazendo corresponder partes do escrito com partes do falado, ou seja, aqueles com hipóteses silábicas.

O QUE MAIS FAZER?

Para os alunos com hipóteses alfabéticas, você poderá propor variações na atividade.
* Organizados em duplas e fazendo uso deste texto, você pode propor que pensem sobre as questões ortográficas. Uma possibilidade é pedir que montem a parlenda “Cadê o toucinho que estava aqui?” usando letras móveis – você as seleciona e entrega somente as letras que compõem a parlenda, tendo os alunos de se concentrar na escrita exata das palavras.
* Organizar uma lição de casa em que os alunos tenham de pesquisar outras versões com parentes e vizinhos e escrevê-las para socializar com a turma.
* Entregar cartões de diferentes versões de diferentes parlendas para serem lidas em duplas.
*FONTE: GUIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (TOF) - VOL. 2 - SMESP

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