domingo, 8 de fevereiro de 2009

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE LIVROS

"SELECIONAR NÃO QUER DIZER RESTRINGIR; PELO CONTRÁRIO, SELECIONAR SIGNIFICA VALORIZAR" (GENNEVIEVE PATTE)
Segundo as educadoras Ana Teberosky e Teresa Colomer, devemos observar alguns pontos antes de selecionar os livros que farão parte da nossa biblioteca de classe ou serão lidos para os nossos alunos:
*Seleção de obras variadas: proporcione às crianças o contato com diversos gêneros literários, como poemas, contos, mitos, lendas, fábulas, etc. Garanta espaço para as novidades, mas não se esqueça dos textos da tradição oral e dos clássicos da literatura, que permitem à criança um contato com uma linguagem mais elaborada;
*Análise das ilustrações: observe as ilustrações e verifique se elas complementam o texto, ou seja, se trazem informações que não estão contidas no texto. Aprecie a ilustração e sua linguagem artística: forma, cor, composição, etc.
*Linguagem usada no texto: avalie o uso de palavras desconhecidas. Esse fator não é motivo para o livro ser descartado, já que sabemos que muitas palavras são incorporadas ao vocabulário quando a criança tenta atribuir-lhes um significado em contexto de leitura. Evite a escolha de livros que trazem a linguagem infantilizada, com o uso de muitos diminutivos e vocabulário limitado;
*Obras de autores consagrados: procure se informar sobre os autores reconhecidos no meio literário e não só na mídia. Uma sugestão interessante pode ser a de perseguir com as crianças as obras de um autor e estabelecer relações entre elas;
*Afinidade do professor com a obra: sem dúvida, quando temos uma boa relação com o texto, deixamos transparecer isso para a criança, o que acaba por encantá-la;
*Qualidade editorial do material: a estética também é um fator que deve ser considerado.
fonte: Novos Caminhos (1º ano) - Ed. DCL

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