sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ROTINA

ESCRITA DO PROFESSOR - A ROTINA NA LOUSA
* A príncipio, escreva a rotina na lousa na presença dos alunos, ou melhor, para os alunos. Enquanto escreve, leia em voz alta quais serão as atividades do dia, mencionando qual delas iniciará o dia, qual virá na sequência, o que vem antes do recreio e depois dele, quais as atividades desse dia são diferentes das atividades do dia anterior (a aula de Artes, por exemplo). Registre também o dia da semana e do mês.
* Ainda com relação à data, mostre aos alunos que o dia é sempre registrado com números e não com letras, embora também seja possível escrever por extenso (explicite as diferenças). Para o mês de março, sugerimos um trabalho mais sistemático com os dias da semana e os meses do ano.
* Neste primeiro mês de aula, incentive a leitura do nome da escola pelos alunos, mas não se preocupe em fazê-los copiar o nome. Para tanto, afixe na sala de aula um cartaz sobre o assunto. Utilize o registro escrito do nome da escola também como fonte de informação sobre a escrita de uma forma geral, analisando as palavras que fazem parte dele, com quais letras elas começam, etc.
fonte: GUIA PARA O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (SMESP)

2 comentários:

Helorum disse...

Parabéns pelo Blog ! Sou professor iniciante na carreira, e estou com uma segunda série... achei muitas coisas interessantes neste aqui! Semana que vem será meu primeiro dia numa sala de aula de verdade ( ai ai ai) rsrs
Mas obrigado mesmo !
Prof.Ricardo Mendonça
(ricardosud@gmail.com)

Demy disse...

Me foi proposto este ano o desafio de alfabetizar, estou muito insegura e seu blog me ajudou a me encontrar!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!