sábado, 28 de fevereiro de 2009

CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS (OU INSTRUCIONAIS)


TEXTOS PRESCRITIVOS


APRESENTAÇÃO

Os textos prescritivos são os que contêm informação acerca do modo de realizar uma atividade: são instruções. Podem ser simples, como a recomendação de uma atividade escolar, ou complexos, como uma lei parlamentar. Há instruções nos trabalhos manuais, nos jogos, no uso de aparelhos e máquinas, nas receitas culinárias, nos regulamentos, etc.
As tarefas escolares estão repletas de instruções sobre como faze-las. Uma das queixas mais freqüentes dos professores é de que "os alunos não lêem as instruções" ao realizarem as atividade. Não apenas na Educação Infantil, Mas no Ensino Fundamental também, Inclusive na universidade! Se não é fácil ler as instruções, tampouco o é escreve-las, "explicar com palavras" as tarefas envolvidas em qualquer atividade.
Talvez não se tenha dedicado um espaço adequado ao ensino das habilidades específicas de leitura e de escrita deste tipo de texto. Ou não se tenha dado suficiente importância à expressão e compreensão precisas das instruções. Os professores, de todos os níveis, costumam explicar – ou ler – as instruções importantes. Por sua vez, os alunos tendem a achar que essa explicação é suficiente. Às vezes, acontece que as instruções são repetidas constantemente em sucessivas tarefas, o que acostuma a pensar que não vale a pena lê-las. Portanto, qualquer mudança passará despercebida.
Seja como for, os textos prescritivos, instruções, requerem maneiras muitos concretas para serem escritos e lidos. E é preciso ensinar essas maneiras na escola desde muito cedo.

CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS OU INSTRUCIONAIS


FUNÇÃO regular com precisão o comportamento humano para realização de algum objetivo.
MODELOSInstruções escolares.
• Receitas culinárias.
• Regulamentos, códigos, normas: jogo, de comportamento, etc.
• Instruções de manejo de materiais, aparelhos,etc.
. Instruções para realização de trabalhos manuais, etc.
CONTEÚDOS
Explicação detalhada de como fazer determinada tarefa.
• Presença de gráficos e sinais para ilustrar o conteúdo.
FORMATOTexto em prosa diferenciado graficamente do restante do texto (por exemplo, da enumeração de materiais necessários).
• Uso de formas de ordenação e esquematização: numeração dos passos a serem seguidos, roteiros, etc.
GRAMÁTICA

*Frases curtas e precisas. Uso léxico específico do tema, especialmente verbos de ação.
• Uso de formas impessoais no presente ou na 2ª pessoa no imperativo.
• Importância de partículas temporais para ordenar a seqüência de ações.
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
Uso de imagens, gráficos e ilustrações como complemento da informação textual.
• Identificação das etapas do processo temporal (o que é primeiro, o seguinte, etc.)
• Identificação e compreensão dos verbos de ação.
• Procedimentos de consulta no decorrer da realização da tarefa.
*FONTE: VÂNIA PESSOA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP

11 comentários:

Unknown disse...

parabéns!!!me ajudaram mtmtmt para fazer meu trabalhooo!!!obrigaduuuu

Equipe Fury on 4 wheels disse...

Muito bom ajudou muito no meu trabalho de Leitura e Produção de Texto...

Unknown disse...

valeu demais me ajudo mt!!!

Unknown disse...

valeu

Unknown disse...

ajudo pra cachorro

Albliv disse...

Vlw Ajudo Muito !

Maria do Socorro disse...

Claro e objetivo. Parabéns!

prof.soninhaport158@gmail.com disse...

Parabéns! Texto bastante didático!

Ivanise Meyer disse...

Olá!
Este texto foi extraído do livro "Escrever e Ler, volume 2" de Curto, Morillo e Teixidó, editora Artmed, Porto Alegre (2000), páginas: 182 e 183.
Para quem estiver fazendo pesquisa, é bom colocar a fonte.
Quem puder, adquira este livro, é excelente!
Um abraço,
Ivanise Meyer

Unknown disse...

Me ajudou mto a fazer um trabalho urgente pra escola,mto obrigada

Unknown disse...

Legal,só podia deixar alguns exemplos de texto