segunda-feira, 2 de março de 2009

DEZ QUESTÕES A CONSIDERAR...

O planejamento de situações de leitura para alunos que estão se alfabetizando deve considerar as seguintes questões:


1. É possível ler, quando ainda não se sabe ler convencionalmente.
2. Ler (diferentes textos, em distintas circunstâncias de comunicação) é um bom problema a ser resolvido.
3. Quando o aluno ainda não sabe decodificar completamente o texto impresso e precisa descobrir o que está escrito, sua tendência é buscar adivinhar o que não consegue decifrar, recorrendo ao contexto no qual os escritos estão inseridos, bem como às letras iniciais, finais ou intermediárias das palavras.
4. Os alunos devem ser tratados como leitores plenos: é preciso evitar colocá-los em posição de decifradores, ou de ‘sonorizadores’ de textos.
5. É fundamental planejar, desde o início do processo de aprendizagem da leitura, atividades que tenham a maior similaridade possível com as práticas sociais de leitura.
6. Deve-se dar oportunidade às crianças de interagir com uma grande variedade de textos impressos, de escritos sociais.
7. Apresentar os textos no contexto em que eles efetivamente aparecem favorece a coordenação necessária, em todo ato de leitura, entre a escrita e o contexto.
8. É preciso propor atividades ao mesmo tempo possíveis e difíceis, que permitam refletir sobre a escrita convencional: atividades em que os alunos ponham em jogo o que sabem, para aprender o que ainda não sabem.
9. É importante não trabalhar com as palavras isoladamente, mas como meio para que o aluno, com sua atenção focalizada em uma unidade pequena do texto, possa refletir sobre as características da escrita.
10. Deve-se favorecer a cooperação entre os alunos, de tal modo que eles possam socializar as informações que já têm, confrontar e pôr à prova suas diferentes estratégias de leitura.

TEXTO DE AUTORIA DE: ROSA MARIA ANTUNES

2 comentários:

*~Mandy (♥) Bunequinha de Luxo do Jai • ✿ disse...

Muito interessante a leitura que fiz aqui hoje!
Muito bom para mim que também sou professora!
Depois passa no meu humilde bloguinho e deixa um recadinho!
beijos

Beta disse...

Seu blog está 10, adoro trabalhar com as músicas da Aline Barros, vou passar aqui dar uma espiadinha sempre, se quiser dar uma espiado no meu comecei a pouco!!!
Abraços, Roberta

http://ensinoassim.blogspot.com