OBJETIVO: Escrever o próprio nome em um contexto de comunicação real (o crachá).
PLANEJAMENTO:
*Quando realizar? Início das aulas.
*Como organizar o grupo? Sentados em duplas.
*Quais materiais serão necessários? Lápis, borracha, apontador, tesoura, barbante, papel de rascunho e modelo de crachá.
*Duração: cerca de 45 minutos.
ENCAMINHAMENTO:
*Ao planejar a atividade, lembre-se de que a produção do crachá é, na realidade, uma atividade de cópia em um contexto real e significativo. Afinal, é importante que o nome de cada aluno seja registrado de forma convencional para que possa ser lido por todos. A intenção é que a turma copie o nome em um crachá utilizando como fonte o cartaz da classe ou um cartão feito pelo professor com o nome de cada um deles. Este cartão (ou pedacinho de papel) poderá ser manuscrito ou feito no computador, sempre em letra de fôrma maiúscula. Deverá conter apenas o nome do aluno, mas, caso existam dois alunos com o mesmo nome, é preciso colocar também o segundo nome que os diferencia. Garanta que todos os alunos saibam o que está escrito no cartão, lendo para eles no momento de entregá-lo. Leve os crachás já recortados e com o barbante atado.
*Antes de iniciar a atividade, diga aos alunos algumas ocasiões em que eles terão de usar o crachá: nos primeiros dias de aula, para realizar passeios fora da escola, visitas às salas de outras turmas, etc. Se possível, leve alguns crachás para mostrar aos alunos e explicar a eles as situações nas quais os adultos os utilizam para se identificar (ao participar de um congresso ou até mesmo no dia-a-dia de trabalho, como é o caso de profissionais como médicos, recepcionistas, carteiros, etc.). Caso você já tenha utilizado um crachá, compartilhe sua experiência com os alunos (quando e por que o utilizou).
*Durante a atividade, proponha-lhes a realização de um rascunho para que possam antecipar o tamanho das letras e o uso do espaço. Oriente a turma a escrever no crachá apenas o nome, utilizando letra de fôrma maiúscula. Se for o caso, chame a atenção para a legibilidade do crachá, assim você ajudará alguns alunos a fazer um rascunho para testar o tamanho da letra.
*Ao final da atividade, organize uma brincadeira com os crachás em que os alunos tenham de adivinhar a escrita dos nomes dos colegas.
* O QUE MAIS FAZER? *
Depois de certo tempo, quando todos já souberem os nomes uns dos outros, guarde os crachás em uma caixinha e, vez ou outra, utilize-os para fazer a chamada, organizar uma partida de bingo de nomes, colocá-los em cima da carteira dos alunos para sinalizar onde eles irão sentar, pedir que os próprios alunos encontrem seu próprio crachá ou o crachá dos colegas. O cartão com o nome, utilizado como apoio para a cópia, poderá ser colado no caderno para continuar servindo como fonte de consulta.
Além do crachá, os alunos podem também produzir etiquetas com o nome para identificação de alguns materiais escolares (o caderno e a pasta, por exemplo). O encaminhamento dessa produção é semelhante ao do crachá: utilize como suporte para a escrita dos alunos etiquetas auto-adesivas ou, de forma alternativa, produza as etiquetas com os alunos. Também é interessante elaborar plaquinhas com folha sulfite para colocar sobre a mesa, como por exemplo as que encontramos em agências bancárias.
* fonte: GUIA PARA O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR (SMESP)
4 comentários:
Oi...como faço para participar do seu blog/comunidades-orkuty?
Desculpa a minha ignorancia é que ainda sou aprendiz neste meio virtual. Trabalhava com 1º ano e agora estou com um terceiro ano, estou um pouco perdida,preciso de ajuda com atividades. Amei este cantinho me senti em casa...
Olá gostei da atividade e tmb por que vc colocou o tempo médio de duração, acho que deveríamos sempre colocar nas ativaides, fica com Deus.
Passei para dar uma espiadinha no seu blog e dizer que tem um prêmio para você no meu blog. É O Selinho "Blog de Ouro"!
Aceite, por favor ... é de coração !!!!!!
Beijos
Oi!!!
Já acompanho este blog à alugns meses
e confesso que gosto muita das atividades. E achei muito interessante a atividade dos crachás, vou aplicar na turma deste ano, pois trabalho com primeiro ano e inicio o trabalho com os nomes da turma. Adorei, obrigada!
Abraços
Postar um comentário